Social Icons

Pages

segunda-feira, 21 de março de 2011

Suástica, sua origem e seus mistérios!


Desde que foi adotado pelos Nazistas, a suástica passou a ser associada ao fascismo, ao racismo, à supremacia branca, à Grande Guerra Mundial e ao Holocausto. Proibido em muitos países, odiado e repudiado, foi no pior momento da história da humanidade. Mas o que é esse símbolo? De onde veio?


A primeira vez que a suástica apareceu foi em vasos de cerâmicas datados de 4.000 AC, acredita-se que simbolizava os solstício e equinócios, ou as quatro direções, quatro elementos, e os quatro deuses guardiães do mundo.


É encontrado em diversas culturas antigas, como os Astecas, Celtas, Budistas, Gregos e Hindus. A dos nazistas tem os braços em sentido horário, a dos Astecas e Budistas é exatamente ao contrário, a dos Celtas é meio estilizado e a dos Islâmicos parecem mais com hélices. Existem diversas teorias sobre como tantas culturas misteriosamente possuírem o mesmo símbolo sem terem contatos umas com as outras. As mais conhecidas é a teoria do inconsciente coletivo de Jung e a fantástica teoria de Carl Sagan que dita que foi trazida por aliens que visitavam constantemente a china.

A Índia a utiliza para decorar seus templos, casamentos, festivais e celebrações, significando uma boa marca de felicidade. A Suástica é considerada extremamente santa e auspiciosa por todos os hindus, e seu uso decorativo está presente em todos os tipos de artigos relativos à sua cultura. O Japão a usa para representar templos e santuários em mapas. O número dez mil é escrito com esse símbolo na china. Na Europa antiga era considerado um amuleto de sorte e sucesso. No sânscrito significa felicidade, prazer e boa sorte.

O Partido Nazista bebeu da cultura oriental para montar suas ideologias. A raça Ariana é tida como a mais antiga e perfeita versão da humanidade segundo Helena Blavasky, após gerações essa raça foi se diluindo ao se misturar com as raças impuras e inferiores. A suástica era, portanto, é associada aos arianos ancestrais puros que deram origem ao povo germânico, provindo da Atlântida e difundido em diversas culturas inferiores ao longo do tempo. Por causa disto, o mundo deveria ser subordinado à Alemanha, pois era do direito da melhor raça dominar e guiar as raças impuras. A suástica então se tornou um símbolo de orgulho racial.

Além da Suástica, Hitler também acrescentou cuidadosamente outras idéias simbólicas, como o vermelho expressando o pensamento social que está sob o movimento, Branco, o pensamento nacionalista, formando a luta pela vitória da raça humana ariana.

Desde a II Guerra Mundial a maior parte do mundo tem a suástica apenas como um símbolo nazista, um símbolo do mal, ignorando o seu papel sagrado e histórico em diversas outras culturas que ainda a utiliza como primordialmente.

Curiosidades:
- O Símbolo já era usado pela sociedade de Thule, a ordem dos novos templários e também não oficialmente pelo partido trabalhista alemão antes de Hitler a vincular ao Partido Nazista.
- Em 2002 a China exportou para o Canadá alguns brinquedos em que a suástica aparecia, o que provocou muitas reclamações naquele país. Antes, em 1995 a cidade norte-americana de Glendale, na Califórnia, teve de cobrir mais de 900 postes de iluminação, marcados com a suástica - embora estes tenham sido fabricados por uma companhia norte-americana antes dos anos 20, e nada tivessem a ver com o nazismo.


Na próxima Semana: Nazismo e a busca pelo sobrenatural

16 comentários:

Camila Téo disse...

Olá pessoal, muito bom o texto.
Impressionante ver o quanto uma cultura tirana e perversa conseguiu apagar tudo de bom que o símbolo representava. Uma pena.
Um abraço a todos.

Rafael Rodrigues disse...

Muito bom, seu ALex Matos.

Reciclou parte da conversa do Podcast Uarévaa sobre Segunda Guerra, mas hei, quem daqui do Uarévaa não faz isso, kkkkkk

Mas parabéns, texto muito bacana!

Alex Matos disse...

É que tu ainda não leu o da semana que vem...

Zenon disse...

...ou as quatro direções, quatro elementos, e os quatro deuses guardiães do mundo.

Guardiães??

Alex Matos disse...

Guardiães do analfabetismo, nunca ouviu falar não?

Garoto mal informado...

Raoni disse...

li algo sobre a utilização da suástica em um texto presente na versão nacional do mangá blade, da conrad, que infelizmente nao teve continuidade ate hj.
mas é interessante perceber o quanto temos uma visão limitada sobre assuntos tão interessantes. ansioso pela continuação.

Renver disse...

O Alex excelente matéria!!!

Mais pra frente você toparia em participar de um podcast histórico com a gente?

Vini_oficial disse...

Ouvi uma história certa vez q Himmler organizou uma expedição próximo ao Tibet, no Himalaia, para obter poderes dos monges q lá habitavam. Uma das coisas q eles acharam foi a suástica q era tida como grande fonte de poder.
No Budismo o símbolo foi incorporado com o significado de algo como "multiplicidade", "grande felicidade" ou "longevidade", mas o desenho da suástica virada à direita (卐) raramente é usado. A suástica marca as fachadas de muitos templos budistas e costumam ser desenhadas no peito de muitas esculturas ou ao pé de Buda.

Em razão da associação da suástica voltada para a direita com o nazismo após a segunda metade do século XX, a suástica budista, fora da Índia, tem sido utilizada apenas na sua forma virada para a esquerda.

Dizem que ela serve para proteger de maus espíritos.

Todo meus amigos não-budistas que vão ao templo q eu vou só pra conhecer, se assustam quando veem uma dessas! rs.

Alex Matos disse...

Claro!

Alex Matos disse...

Isso é a próxima matéria seu empata foda lazarento!

Vini_oficial disse...

KKKkkkk. Porra cara, não aguento mais isso. Em podcast eu falo o q os outros vão falar, fico fazendo comentário do que vai ser escrito...tô praticamente um "Pai Galo". Mentalizei!

Alex Matos disse...

Ejaculação precoce!

BWA-HAHAHA

Ckreed disse...

Vini é o Mostraoanus do Uareva! Kkkkkkkkk

Mikaela Celestino disse...

que ótima matéria...é bom saber da origem de cada história.

Rafael disse...

Tantas asneiras que tem nesse texto. Como pode chamar um ser humano de raça impura só pq não nasceu loiro de olhos azuis. Uma pessoa com pensamentos desses deveria nem ter vindo ao mundo.

Rafael disse...

Olha q os meus cabelos são loiríssimos e lisos e tenho uma de olhos azuis bem cláros, e nem por isso eu considero uma pessoa de cabelos pretos e olhos escuros como raça impura! Minha namorada é morena clara e traços comuns com uma pela acaramelada e eu acho ela linda, e muito mais bonita do q qualquer loira de olhos azuis q tem por aí!