Social Icons

Pages

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O gosto musical de uma pessoa pode refletir a intelectualidade dela?

(Pergunta feita pelo leitor Pulga)


Olha o Freud Explica de volta aeeee...

"Mas voltou justamente no primeiro de abril? É ruim, hein? Ai tem... O que esse véio vai aprontar agora?"

Calma galera, não é pegadinha. Diga ai, quem voce acha que deve ser mais inteligente: um fã do Coldplay ou do Metallica? E ai, Duende, aposta em qual? Bwahahahaha...



Bem, segundo um "abalizadíssimo estudo" feito no ano passado nos EU e A, basicamente um desocupado que ficou comparando a lista de músicas favoritas do facebook de um monte de estudantes com suas notas num provão lá, para tristeza do nosso amigo Duende... COLDPLAY WINS, rs..

Dá uma olhada ai do lado na tabelinha que o cara fez. (clique nela pra ampliar)

Bem, grandes merda, certo? Quem se amarra num Beethoven é genial e quem curte Lil Wayne é uma múmia paralítica? E aqui, seria talvez algo como, quem ouve Villa-Lobos VS a galera do baile funk?

É, sei lá, falando assim eu até tou começando a acreditar na pesquisa, rs.... Mas o buraco é mais embaixo.

E até adoraria concordar com essa pesquisa, pois das minhas bandas favoritas que estão ali (U2, Beatles e Led), todas as 3 estão do meio pra frente na tabela. Mas se voce reparar bem, o próprio gênero clássico, como um todo, tá bem mal ai, o que é incoerente com o primeirão Beethoven.

Respondendo mais diretamente a pergunta do Pulga, medir a intelectualidade, ou inteligência de cada pessoa é algo muito questionado. Para se comparar sériamente duas pessoas e então analisar a relação com seus gostos musicais seria necessário haver uma escala única de medição que englobasse os diversos tipos de inteligência, ou então considerar apenas um tipo específico de inteligência e sua medição apropriada.

Mas e os testes de Q.I., não servem? Que estória é essa de tipo específico de inteligência?

Segundo a teoria das inteligências múltiplas existem pelo menos 7 tipos de inteligências diferentes e muitos dizem que os testes de QI mediriam apenas a inteligência lógico-matemática. Dentre esses tipos de inteligência está inclusive a musical, que seria a habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical, discriminar sons, perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.

Ainda segundo essa teoria, os diversos tipos de inteligência não estão necessáriamente ligados, o que resulta em pessoas com um alto grau de inteligência de um tipo e um baixo em outro.

Pra mim, tudo isso faz muito sentido, e também explicaria o péssimo desempenho do roqueiro Roger (conhecido por seu QI alto) no Interblogs, que o Duende já ganhou, rs... Ae Duende, pelo menos na inteligência espacial voce pode tirar onda!!

Comentem ai o que acharam da tal pesquisa e não deixem de fazer suas perguntas pra coluna usando o formulário abaixo.

Até breve.. ou não, rs...

12 comentários:

duendeamarelo disse...

Pesquisa Data foda-se né? ahUahuaahUahAUAHuahAUhau então se for assim o que dizer das pessoas que fazem esse site vagabundo ir ao ar com essas coisas??? Quem postou isso memo....aaahhhhh tá explicado.

PS: Desculpem leitores queridos, isso não vai se repetir.
PS2: Freud, o troco vem na segunda esquenta não..rs.

Freud disse...

Pode vir que eu me garanto, cumpadi!!!

Rs....

marcelostarman disse...

É claro que tem, não é Freud Explica? rsrsrs

diogo02000 disse...

Bem,mas convenhamos,um cara que houve Metal tem um leque de opções do que estudar do que um cara que vive pra ouvir funk carioca. E acredite,já vi muitos exemplos como esse na vida.

Zenon disse...

Assim...sendo BEM sincero, eu não vi nenhum exemplo de intelectualidade por parte dos fãs no show do Metallica, uhaUHAhuaUHAuhAHUA...mas se pegarmos os considerados gênios da música, veremos que eles pendem pro lado da música clássica ou pro lado do rock. Sendo assim, quando você consegue juntar o clássico com o pesado, temos uma junção que beira a genialidade...ou seja, o S&M do Metallica....com isso, podemos concluir o seguinte:

CHUPA, COLDPLAY!!!!! _|_

Freud disse...

Eu li sobre essa pesquisa também, Rafael, e realmente é interessante, só não inclui isso no post porque a pergunta era especifica sobre intelectualidade. (e pro post não ficar maior ainda tb, rs)

Rafael disse...

Foi publicada uma pesquisa, por incrível que pareça séria, que liga criatividade ao gosto musical. Por exemplo, quem gosta de música pop é menos criativo, quem gosta de Heavy Metal ou músicas mais alternativas é mais criativo. Na mesma pesquisa, também foi constatado que quem ouve música clássica é mais conservador, Quem ouve Country é nacionalista (no caso do americano, aqui acho que dá pra substituir por sertanejo aqui no brasil), quem ouve rap tem mais tendência ao crime, e por aí vai...

marcelostarman disse...

Todo mundo falando na pesquisa, mas cade as fontes? rsrsrs

Freud disse...

É só clicar nos links do texto, seu mula, rs...

A da tal pesquisa esta nas palavras "abalizadíssimo estudo".

Eu tenho que ensinar tudo nessa joça, cacete...

Marcella_be disse...

Pesquisas são sempre polêmicas. Mas não concordo que fãs de Beyoncé, Jay Z ou Maroon Five tenham um nivel de Intelectualidade maior q fãs de Metallica, Foo Fighters ou AC/DC. Quanto a Green Day Concordo TOTAL rs

E pelo nivel da pesquisa só pode ser do IBGE! #Fail bagarai...

Freud disse...

Marcela, na verdade, se vc reparar bem, vai notar que a abela é pra ser lida da direita para a esquerda: os artistas mais a direita representam seus fans com as piores notas e os a esquerda, as melhores.

Por essa outro gráfico dividido em gêneros musicais isso fica mais claro. http://musicthatmakesyoudumb.virgil.gr/mtmyd/mtmydStaircaseLarge.png

Ou seja, a galera que curte Beyoncé e Jay Z na verdade não está muito bem na fita mesmo não, rs

Pulga42 disse...

Poura, eu fiz essa pergunta a uns 2 meses, uahauha.

Não, não pode-se falar que o gosto musical é o reflexo da "inteligência" da pessoa, mas reflete as caracteristicas, obóviamente. Exemplo, meu pai é uma pessoa extremamente culta, mas não gosta de AC/DC porque acha que gritam demais. De certa forma, ele está certo, mas AC/DC é foda e pronto.

É tudo personalidade. Uma pessoa que gosta de música erudita é mais calma, a que escuta funk, é... Tem algum transtorno, hehe, ou é nada mais que um maniaco sexual.

Agora, o que o Rafael é correto. Por mais que muitos raps citem problemas como o trafico e se mostrem contra estes, quem escuta é o mais malandro possivel (não digo a todos, estou dando exemplos). Sim, é um esteriotipo, assim como acham que quem gosta de metal é um drogado.

Uarévaa, todos sabemos que qualquer coisa, até Coldplay, é melhor que Metalica, auhaua.

Flame war já já, estou esperando pelas indiretas que o Duende vai dar no Freud, hehe.