Social Icons

Pages

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Disque Ben 10 para sucesso


Com estréia em 27 de dezembro de 2005, criada pelo grupo Man of Action (composto por Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle), produzida pelos estúdios do Cartoon Network, a série em desenho animado Ben 10 é sucesso absoluto de audiência, interesse infantil, licenciamentos e criou um símbolo de super-herói infanto-juvenil para uma nova geração, mostrando que nos dias de hoje ainda é possível sim manter o interesse pelo gênero.




Durante um acampamento de verão com seu avô, Max, e sua prima, Gwen, Ben, com 10 anos de idade, vê um objeto cair do céu e descobre no lugar da queda uma esfera metálica e dentro dela um relógio que logo prende no seu pulso. O aparelho, chamado Omnitrix, guarda o DNA de 10 espécies de alienígenas diferentes, cada uma com sua característica própria. A partir daí, o jovem passa a se transformar em qualquer uma dessas espécies aliens e combater as forças do mal.

Com um apelo aventuresco, mesclado com doses de humor, a serie animada logo caiu no gosto das crianças, que viam alguém da idade deles sendo o que todo “pirralho” quer ser: um herói, sair por aí se transformando em algo poderoso e vivendo diversas aventuras, aliado a identificação da personalidade de Ben: um garoto irresponsável, brincalhão, impulsivo e que não perde a oportunidade de tirar onda com sua prima.

Elenco do Filme
Concordo que a idéia básica da história não é nada novidade, sendo até acusada de plágio na época de lançamento por se assemelhar muito com uma antiga revista da DC Comics chamada Disque H para Herói. Realmente tem muitas semelhanças: um garoto que encontra um artefato que transforma ele em vários super-heróis. Porém, apesar da DC ter nas mãos um bom material, não soube transformar em uma franquia de sucesso nem nos quadrinhos, desenhos, filmes e licenciamentos, imagino que por falta de interesse e planejamento estratégico (convenhamos, a DC/Warner tem muito da falta disso né?). 

Os Man of Action com uma visão de mercado e percepção de necessidades de seu público alvo, conseguiram reformular um conceito antigo e levá-lo ao patamar de um ícone de uma geração, geração essa ligada na velocidade das novas tecnologias e cinema/desenhos de ação. Não é a toa que o desenho já chegou até a terceira temporada (Ben 10; Ben 10: Alien Force e Ben 10: Ultimate Alien), inúmeros jogos (veja uma lista aqui), filme (Ben 10: Invasão Alienígena) e, claro, revista em quadrinhos.

Ben 10 nos traz um ótimo exemplo para quem quer produzir material de quadrinhos com uma pegada pop, mas sem deixar de ter um conteúdo, dosando ação, humor, mensagem e ainda ser lucrativo, principalmente para o mercado infanto-juvenil, aqui por nossa bandas carente de boas possibilidades. Uma das grandes máximas do século XXI é que vale mais uma boa marca bem desenvolvida, do que mil idéias mal conduzidas. No mundo de hoje é preciso que quadrinistas, principalmente brasileiros, sejam pró-ativos e busquem formação para ser além de um bom artista no desenho e/ou roteiro também serem bons empreendedores e homens de ação.

Nenhum comentário: