Social Icons

Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

É Gota D´Água

Eae pessoal, todo mundo sabe que o Uarévaa é um site totalmente bagunçado igual o seu quarto....mas as vezes é preciso falar sério aqui nessa bagaça.

Acho importante usar essa ferramenta que temos aqui (junto com você que nos lê sempre que possível) para fazer coisas boas, então vamos deixar aqui o  nosso total apoio nessa onda nova que está pipocando na net.



Está rolando a possibilidade REAL de construirem uma Hidrelétrica (Belo Monte) na AMAZÔNIA!! O_O

Galera, sério imagina uma merda de uma Hidrelétrica no meio da Amazônia?  A obra vai se estender por anos explorando o dinheiro público e destruindo o maior pulmão do planeta!!

Confira o vídeo da campanha com as personalidades metendo a cara a tapa pedindo pra geral assinar a Petição pra mandarem pra Presidente Dilma Rousseff.



Achei sensacional usar o peso dos artitas para fazerem a campanha, de certa forma são formadores de opiniões e são bem vistos na sociedade (que acredita em tudo que passa na tv mas enfim...).  Poderia aqui escrever uma critica monstruosa mas pra bom entendedor, ler o Uarévaa basta...ahuahuaahuaha.

Entre no site e perca ai 2 minutos pra assinar a petição

http://movimentogotadagua.com.br/



Ah! O movimento já tem 15 mil assinaturas e um valor de investimento inicial de R$ 15 mil até o dia 30.

Já está MAIS do que na HORA do Brasil mostrar a sua cara, e não a Bunda.
“Nesse momento milhares de pessoas em todo o mundo estão indo para as ruas protestar e mudar o seu destino. Entre nessa corrente. Vamos fazer alguma coisa pelo Brasil”.

Abraços,
Duende Amarelo.

15 comentários:

Fernando Fonseca disse...

É uma baita idéia de jegue construir uma hidrelétrica no meio de uma floresta...

Éder Shirayanagui disse...

Não que seja contra ou a favor, mas o argumento de que uma floresta em si é um pulmão do mundo é uma falácia.
No Entanto o argumento de que uma hidrelétrica é uma forma de energia limpa, também é uma falácia, pois para sê-lo, é necessário que seja extraíoda todas as árvores de grande e meio porte (e de pequeno também), e se não o for feito, o lago da hidrelétrica emite mais CO2 que geradores à diesel ou 1 km de emgarrafamento.

WitchKing1 disse...

Mas vc sabe qual é o caminho alternativo ao potencial amazônico como fonte de energia segura e estável? Termelétricas à GN. Ou seja, estamos emitindo mais gás de efeito estufa em prol da "defesa do verde".

Ah, mas tem as eólicas, diriam os mais apressados. Tem certeza? veja este relatório ANEEL e tire suas conclusões: http://www.aneel.gov.br/arquivos/zip/Cronograma_Eventos_EOL_outubro_2011.zip Tem muito mimimi, mas vá direto à página 14 e verás quantas unidades estão em atraso… (123 em 134 em construção). Há inclusive questões técnicas não discutidas sobre estabilidade da rede e como ter estoque de energia (seja combustível ou água) para quando não estiver ventando, sendo que há o agravante de que atualmente as hidrelétricas não podem mais ser construídas com barragens, somente a fio d'água (traduzindo: somente com o fluxo natural do rio, sem reservatórios e com menor área alagada).

Não estou aqui fazendo apologia a destruição da floresta. O que falta de verdade é uma discussão séria de qual caminho energético nós vamos seguir no Brasil. Propor não utilizar o potencial hidrelétrico da amazônia é fácil... mas como vamos suprir nossas necessidades energéticas? Eólicas, Nuclear, PCH, Carvão, Óleo Combustível, GN? Vcs ouvem alguém discutir isso?

Enquanto não houver este tipo de discussão a sério, tudo é somente muito bonito de se ver, mas não resolve o nosso problema energético: menor custo e risco com maior disponibilidade.

Alex Matos disse...

... Seria OUTRA idéia de jegue né? Pois essa prática é mais comum que tu imagina. O Brasil tem uma caralhada de hidrelétrica assim e uma delas gerou um cartão postal bem clássico!

Marcelo Soares disse...

A causa é boa, mas como disse o WitchKing1 precisa tb se discutir as outras formas viavéis para o futuro na produção de energia.Mas o que mais me irrita é que essa luta já está ai há um bom tempo, mas como atores globais fazem um video viral engraçaralhodinho todo mundo passou a falar.

duendeamarelo disse...

Mas eu não falei "pulmão do mundo" eu falei "Pulmão do Planeta" rs

duendeamarelo disse...

Acho que o caminho pra mobilizar o povo é fazendo isso mesmo....campanhas com caras conhecidas, passeatas são bacanas, protestos tbm. Mas não tem peso se não tiver um rosto de um fulano conhecido ali....deixando a considerações de ser globais ou não....a causa é nobre e toda ajuda é bem vinda, sendo de artistas que influenciam até na moda...pq não numa campanha desse porte?

O Foda é perceber que tem gente tão bitolada que acha que TUDO tem falcatrua.....e essas mesmas pessoas param numa vaga de idoso, usam o acostamento pra ultrapassar, furam fila de banco e por ai vai....Hipocrisia pouca é bobagem.

Éder Shirayanagui disse...

E eu não me limitei a floresta Amazônica, estava falando de todas as florestas, a amazônica é a mais famosa com esse apelido, e que no passado foi cirado a fantazia que as florestas produzem o O2 do mundo, ledo engano, o consumo de O2 e é maior que sua produção e a produção de CO2 é menor que seu consumo em 24 h. O verdadeiro pulmão do mundo são os oceanos. Dá-lhe fitoplancton...

Éder Shirayanagui disse...

Esse é o detalhe, o lago da hidrelétrica irá produzir metano (CH4) e CO2 que qualquer termelétrica a diesel ou GN.

A suma é:
- a hidrelétrica não é energia limpa;
- a floresta não produz O2 para consumo humano, mas para consumo próprio.

WitchKing1 disse...

Éder, ainda sob o ponto de vista estritamente técnico (sem aspectos ambientais/econômicos), as termelétricas tem como uma das principais vantagens poder estar próximo aos centros de consumo, possibilitando maior segurança energética e menor perda via linhas de transmissão.

Já as hídricas tem como vantagem uma suposta capacidade de armazenamento de energia não disponível nas demais fontes e um custo variável praticamente nulo, com uma escala gigantesca de energia potencial a utilizar. Por exemplo: Belo Monte terá a capacidade de gerar quase 11 vezes (no período de cheia; 2-3x na baixa) mais do que a maior termelétrica a GN daqui do país.

Como podemos ver a questão é muito mais complexa do que realmente ser do contra por ser contra e não ter alternativas.  O modelo de negócio é extremamente complexo e há muita pressão política, principalmente dos "barragistas". Qual é o melhor caminho a seguir? qual o custo disso tudo, seja financeiro ou ambiental? O congresso poderia estabelecer uma discussão sadia sobre o assunto, mas é o nosso congresso...

A EPE hoje faz estimativas que o mercado contexta com total razão. No último Plano Decenal de Energia (que informa a expectativa de expansão da capacidade instalada no país para os próximos 10 anos), a EPE informou que não haverá mais térmicas novas a partir de 2014. O mercado contesta fortemente isso e com fundamentos técnicos...

Enfim, é um assunto árido, poucos entendem toda a sua complexidade (eu não) e ninguém discute nada. A iniciativa dos cabras aí seria melhor se fosse para levantar estes questionamentos... pelo menos aqui acabou acontecendo... apesar de ninguém estar nos lendo! huahuahua

WitchKing1 disse...

Duendeamarelo, concordo contido se esta campanha permitir uma discussão séria em nossa sociedade (o que acho difícil). Só não pode ser do contra porque tá na moda ser "verde".

Pelo menos aqui, ou não muito pelo contrário, estamos tentando conversar a respeito. Mas como disse lá pro Éder, ninguém nos lê mesmo! hehehe

duendeamarelo disse...

AHUAHuahaUa eu acho muito bom quando rola essas conversas sobre os temas dos posts, devia ter muito mais disso.

Essa coisa de "moda verde" pode até ser temporário, mas não deixa de ser uma oportunidade de conscientizar a sociedade aos poucos...tem que ter um começo.

Stuart disse...

Mas historicamente falando, não conheço movimento nenhum que foi pra frente porque foi puxado por um Zé Ninguém. Pra movimentar idéias, é (e sempre foi) necessário alguma cabeça pensante ou alguém influente! Aquela coisa de "tenho amigos que tem amigos..."

E  assim se faz revolução.

Não que essa seja uma...mas enfim, vocês entenderam. Ou Não.

WitchKing1 disse...

Se alguém ainda tá lendo isso, segue aê um opinião mais conceituada (do que a minha) sobre o tema energia:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-gas-da-petrobras--e-a-politica-,800966,0.htm

Como disse antes, o assunto é complexo e ser do contra só por ser do contra é que não pode...

WitchKing1 disse...

Ô Duende, tô sendo chato pra Baralho, mas segue aí uma opinião muito alinhada a minha que saiu ontem no Bobo:

http://oglobo.globo.com/blogs/arnaldo/posts/2011/11/27/chevron-indignacao-miopia-ambiental-pagina-logo-deste-domingo-418771.asp

É deste tipo de discussão que acho válida. Por exemplo, se Belo Monte não entrar, como há incerteza por parte da Petrobras sobre a disponibilidade de GN para uso térmico, qual seria a solucão? é brabo e não há A resposta certa ou errada...