Social Icons

Pages

quarta-feira, 11 de março de 2009

Moura em Série

Watchmen, a Série

Por mais que eu ache supimpa, bacana e batuta um filme de Watchmen pelas mãos de Zach Snyder, desde a primeira vez que li a graphic novel, imaginei aquilo com uma série. Uma série fechada, 12 ou 24 episódios apenas, no máximo, e traduzindo literalmente cada linha da genial narrativa de Alan Moore. E apenas um canal como a HBO, criadora dos Sopranos, A Sete Palmos e Big Love para ter culhões suficientes para isso.
Creio que em 24 episódios de 40 minutos, dividindo cada edição da Graphic Novel em dois episódios, seria suficiente para que toda a trama fosse bem desenvolvida.



Todo o esquema de flashbacks, na maior onda de Lost, poderia ser utilizado dando a narrativa um fluxo diferenciado, ao invés da regularidade cronológica básica. Todo o mural seria construído aos poucos, formando a história no fim das contas. Nada diferente da obra original. Aliás, se Alan Moore disse que A Liga dos Cavaleiros Extraordinários tinha uma narrativa pronta para o cinema (e cagaram no pau bonito), Watchmen é um manual de como fazer uma série perfeita.
E o elenco? Bom, o filme já tem um elenco obscuro o bastante para poder ser visto como um elenco para TV. Mas vou brincar um pouco com a imaginação, utilizando caras conhecidas das séries de TV para montar meu próprio cast de Watchmen – The Series.


Rorschach – O violento anti-herói que sai esmurrando todo mundo e quebrando alguns dedos no caminho fica de máscara a maior parte do tempo, mas quando está sem ela, Walter Kovacs precisa ter uma cara feia, meio bizarra mesmo. Robert Knepper, o T-Bag de Prison Break, além de ser os cornos feiosos de Kovacs ainda tem experiência com personagens problemáticos e violentos.


Coruja – Dan Dreiberg é um quarentão que há anos abandonou o manto do Coruja, passando a viver uma vidinha que ele mesmo considera medíocre. Fora de forma, sem prestígio ou amor próprio, é a depressão em forma humana. Para o papel, diretamente de Boston Legal (Justiça sem Limites) o ator James Spader também demonstra o cansaço dos anos fora do sucesso que teve nos cinemas, mas ainda assim um talento indiscutível numas das melhores séries sobre direito da TV.


Espectral - Laurie Juspeczyk é bonita, com ar de ingenuidade e sensual. Para uma mulher que seria a principal personagem feminina da série, precisaríamos de uma atriz que além de gostosa, tenha muito talento, para demonstrar o cansaço de uma vida de combate ao crime sem sentido, e que tenha entre 35 e 40 anos. Acho que Lauren Graham, de Gilmore Girls, daria um bom caldo como a segunda Espectral.


Ozzymandias: Adrian Veidt é o homem mais inteligente do mundo. Ao contrário da bicha afetada do filme, a minha visão de Veidt é um cara que seja acima de qualquer suspeita, aparentemente um dos grandes heróis, mas que tenha seu lado obscuro através do qual ele trabalha no sentido de “os fins justificam os meios”. Michael C. Hall tem mestrado em personagem assim, em Dexter, a série do policial serial killer.


Dr. Manhattam: Jon Osterman está distante da humanidade desde que ganhou poderes de um Deus, e a cada dia se desinteressa mais pela vida humana. Confesso que nesse eu quebrei a cabeça para pensar em alguém, e acabei optando por Matthew Fox, o Dr. Jack Sheppard de Lost. Além de achar o cara um bom ator, ele já tem cabelo baixinho e já interpreta alguém que leva Doutor na frente do nome. Mas podemos passar tranquilamente sem o bilau de fora.


Comediante: Aqui, para interpretar Edward Blake, precisamos de um ator que possa fazer o papel de um grande filho da puta, e que tenha uma idade média de 40 a 50 anos, para que a maquiagem faça seu trabalho e mostre as varias fases do personagem. Bem, Christopher Meloni fazia o papel de um escroto desgraçado em Oz e ficaria bem no papel. Hoje em dia ele está em Lei e Ordem SVU.


Sally Júpiter: A primeira Espectral é o mesmo caso do Comediante. Precisa de uma mulher de meia idade que possa interpretar as diversas fazes da personagem. Felicity Huffman, de Desperate Housewives é talentosa o suficiente e com uma boa dose de maquiagem pode ser uma Pin-Up dos anos 40 ou uma aposentada de 80 anos.


Hollis Mason: Aqui eu optaria por um ator já velhaco mesmo, e usar um outro qualquer para os flashbacks. E escolhi Ron Rifkin, só porque ele é fodaralhaço em Alias no papel do vilão Sloane.

Bem, mas nem tudo são flores... E se Watchmen tivesse sido produzido para o canal família CW, lar de pérolas como Smallville e o novo Barrados no Baile?
Haveria uma grande chance de a proprietária da DC Comics, dona Warner, preferir manter seus personagens dentro de seu território e criar uma série mais... Familiar...
Ora, teríamos, nas tardes do SBT, com a locução do Lombardi...

WATCHBOYS: AS AVENTURAS DOS GAROTOS-RELÓGIO

Em um colégio de Nova York, uma turminha apronta várias em clima de azaração enquanto salva o mundo de terríveis ameaças!
Ozzy é o apelido de Adrian, o popular Quarterback do time da escola, que vive dando em cima da linda Laurie. Mas quem a ama realmente é o nerd Danny, que conta com a ajuda de seu melhor amigo, Walt, um deslocado e problemático aluno, que parece querer investigar todos no colégio. Mas Laurie namora Jon, um aplicado aluno de ciências, que sofre um acidente e adquire poderes alucinantes! O mundo de Laurie arruína-se quando sua mãe, Sally, conta que seu verdadeiro pai é Edward Blake, um antigo namorado de colégio que voltou (afinal estupro é demais pra Warner), balançando também o namoro de Sally com Hollis Mason, o dedicado pai de Danny. O que os jovens não sabem é que estão fadados a se tornarem heróis! Acompanhe as aventuras dessa turma e saiba como tudo começou em Watchmen!


Walt: Para o desajustado aluno, que deve ser meio feio, Aaron Ashmore, o Jimmy de Smallville. Ele é o mais próximo de esquisito que se arrisca colocar em uma produção para meninas de 15 anos, publico para quem a série é voltada.


Danny: O jovem Coruja seria interpretado por um nerd já famoso nas séries teen, Adam Brody, de The OC. Ele tem que ser looser, mas ao mesmo tempo conquistar a simpatia das meninas de 15 anos, publico para quem a série seria voltada.


Laurie: Para a cheerleader protagonista de todas as confusões que essa turminha apronta Aléxis Bletel, a Rory de Gilmore Girls. Afinal, todos os rapagões da série estão de olho na menina. E logicamente, assim como a Lana de Smallville, ela vai passar pela mão de todos eles. Boa escolha por ser uma atriz popular entre as meninas de 15 anos, publico para quem a série é voltada.


Ozzy: O popular do colégio é o maior jogador e ídolo da turma. Muito arrogante, gosta de humilhar os nerds como Danny e Walt. Riquinho e abastado seria interpretado por Chad Michael Murrey, de One Three Hill, o que atrai as meninas de 15 anos, publico para quem a série é voltada.


Jon: Ao ser exposto a um experimento da feira de ciências, o jovem Jon ganha poderes incríveis e pode se transformar quando quer em um ser azul (e logicamente devidamente vestido, este canal é de família!), e ainda se apaixona pela Laurie! Agora com todos esses poderes ele se sente mais confiante por lutar por seu amor! Para o papel, o Lex Luthor Michael Rosembaum, de Smallville cairia como uma luva, afinal, ele já é careca! E seu papel de Luthor chamou a atenção das meninas de 15 anos, publico... Ah, vocês já entenderam...


Ed Blake: Ele foi um grande herói no passado, mas é incompreendido por todos. Teve um namoro com Sally e a amava sinceramente, apesar de seu jeito bronco e turrão. Mas o rompimento do namoro fez Ed abandonar o super-heroismo e o manto do Comediante, para se dedicar a missões de paz ao redor do mundo. Ele volta 15 anos depois apenar para descobrir que tem uma filha, que jamais conheceu. Matthew Settle, o Rufus Humphrey de Gossip Girl já faz um papel similar na série e repetiria a clichezada aqui.


Sally: A mãe de Laurie esconde seu passado de super-heroina como a Espectral, mas sonha que sua filha siga seus passos e faça o mundo um lugar melhor. Ela foi apaixonada por Ed Blake na adolescência, mas com o rompimento do romance, escondeu a paternidade deste de sua filha. Anos depois ela namora com o rico Hollis Mason. Para deixar o publico bem familiarizado e conquistar as fãs de Gilmore Girls, nesta versão de elenco Lauren Graham fica sendo a Sally, afinal, esse canal não é lugar de velho e os pais dos adolescentes tem que ter no maximo 15 anos a mais que eles.


Hollis Mason: Nessa adaptação de Watchmen, Hollis é pai de Danny e também esconde seu passado como o Coruja, com medo que o filho queira seguir seus passos. Ele namora Sally e vai lutar por seu amor quando Ed volta à Nova York. E para agradar as fãs de The OC, Peter Gallaher repete seu papel de pai de Adam Brody.

Enquanto a versão da HBO teria no maximo 24 episódios, a versão pop-Warner duraria 9 temporadas, na qual os jovens Watchmen só se tornariam heróis no ultimo episodio. A cada ciclo de 6 episódios, algum dos personagens ganharia temporariamente os poderes de Jon por algum motivo esdrúxulo, ou por conta do próprio Jon, desenvolveria poderes diferentes, temporariamente. Até o final da terceira temporada, todos os personagens do elenco já perderam a memória pelo menos uma vez. A cada episodio surge um vilão diferente, derrotado ao fim do mesmo, morrendo por sua própria culpa. Laurie começa namorando com Ozzy, depois passa para Jon, depois fica com Walt e termina a série com Danny. Com a rejeição de Laurie, Ozzy vai mostrando seu lado negro até virar um vilão. Na sexta temporada surge uma garota que ganha os poderes de Jon e assume o nome de Manhattam Girl, e eles namoram. O relacionamento de Ed e Sally fica no vai e vem até ela optar por ele no ultimo episodio. No ultimo episodio, Ozzy planeja destruir o colégio com uma lula gigante mutante, mas Ed descobre e fica entre a vida e a morte. Mas os recém formados WATCHMEN, com uniformes pop pipoca, o impedem no ultimo minuto e todos são felizes para sempre.

É galera... pensando nessa opção da Warner... pelo bem e pelo mal, graças a Deus, Watchmen caiu nas mãos de Zach Snyder.
Mas bem que poderia ter caído nas mãos de gente como Damon Lindelof e Carlton Cuse (produtêros de Lost), Aaron Sorkin (The West Wing) ou David Chase (Sopranos).

Espero que estejam curtindo a semana Watchmen!
Até o próximo episodio!

Um comentário:

Arthur Malaspina disse...

Porra genial isso....