Social Icons

Pages

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Exorcista – Outras possessões

“Uma vez que você olha para dentro das trevas, acho que você carrega isso consigo pelo resto da vida”
Padre Moore – O Exorcismo de Emily Rose








Tema Macabro


Este é um tema que sempre levantou diversas questões. Quem acredita, se arrepia só de ouvir falar. Quem não acredita, é levado pela curiosidade a descobrir o que de fato acontece. De qualquer maneira, possessão demoníaca é um assunto que mexe com as pessoas. Não é à toa que O Exorcista faz até hoje tanto sucesso e gerou tantas sequências. Não é à toa também que o tema continuou e continua a ser explorado, principalmente no cinema.

O caso de exorcismo de Robbie Mannhein, que deu origem ao livro e filme O Exorcista, também levou à produção de Possessed (Possuído), filme feito para TV estrelado por Timothy Dalton. O filme é inspirado no livro homônimo escrito por Thomas Allen, considerado um dos principais historiadores do caso de Robbie Mannhein.




O Exorcista também gerou uma paródia, A Repossuída (Repossessed), estrelada por Leslie Nielsen e curiosamente pela própria Linda Blair, protagonista do filme original. O filme segue o estilo iniciado por longas como Corra que a polícia vem aí e exaustivamente explorado nos dias de hoje com a série Todo Mundo em Pânico e outros.



Outro caso bastante conhecido de exorcismo foi o da alemã Anneliese Michel. Diferente do caso de Robbie Mannenhim, o de Anneliese ocorreu quando ela já era adulta e sua morte, provocada por desnutrição e aparentemente tendo relações com os rituais de exorcismo realizados, resultou num processo judicial contra os padres que promoveram o exorcismo. Dois filmes retrataram esse caso. Um deles, o alemão Requiem de 2006, explora o lado científico do incidente, mostrando o uso indiscriminado das crenças cristãs em uma jovem que sofre de problemas mentais.



O segundo e mais famoso é O Exorcismo de Emily Rose, de 2005, que se passa boa parte no tribunal que está julgando um dos padres envolvidos, intercalando cenas do passado e do exorcismo de Emily Rose.




O exorcismo de Anneliese Michel foi gravado em áudio a pedido da igreja. Se você quiser ouvir, como imagens tiradas do incidente, segue o vídeo abaixo (em alemão – mas não ouça com o volume muito alto ou à noite)



E o tema ainda dará muito o que falar. Em breve estréia The Last Exorcism, dirigido por Eli Roth (O Albergue) e que conta a história de um padre que sempre usou o exorcismo para ganhar dinheiro, nunca realmente acreditando nisso. Aé que sua fé será posta à prova em seu último exorcismo.



Definitivamente, é um tema que rende e ainda vai render, tanto discussões quanto dinheiro para os produtores de cinema...

Na próxima Madrugada:
Os filmes de terror mais inusitados que você já viu. Na próxima semana, Os monstros que você nunca ouviu falar – mas que não fazia questão de conhecer.

6 comentários:

Alex Matos disse...

Já me disseram certa feita que eu estava possuído...

Marianne Rodgers disse...

Brrrrrrrr... meus ossinhos cristãos tremem só de pensar no assunto! Mas a matéria, como sempre, está muito boa. Nâo sabia desse primeiro filme sobre a Emily-Annelise. Vou procurar para assistir, porque, embora o assunto me apavore, é sempre legal conhecer dois lados da mesma história.

Renver disse...

birita não conta

Renver disse...

domingo na record passou uma matéria sobre isso...

no entanto, é sempre a mesma coisa...

no final não chegamos a conclusão nenhuma... as vezes acho que certos assunto como possessão, ufologia, seleção brasileira...

só se3rve para distraírem as pessoas e afastá-las da realidade

Rafael Rodrigues disse...

Mari, em breve eu vou fazer uma matéria só sobre este assunto específico, mas já te adianto, que Requiem é muito bom, mas não é um filme de terror, e sim um drama...

Alex Matos disse...

Não? Ah então tranqüilo!