Social Icons

Pages

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mostra Cinema Noir

Momento Uarévaa
por Monitor


Essa dica vai pra quem mora no Rio de Janeiro e curte filmes Noir.

Está acontecendo a partir de hoje no Instituto Moreira Salles, na Gávea, uma mostra de filmes noir onde serçao exibidos alguns classicos do gênero feito por grandes diretores como Fritz Lang, Hitchcook e Billy Wider. Paralelamente a isso acontece também um curso sobre Noir, que vai durar de 9 a 21 de setembro, às terças e quintas, sempre às 20h. As inscrições dão direito a um passaporte para assistir 6 filmes da programação da mostra.


Os filmes noir surgem numa época pós Segunda Guerra onde revelam a verdade por trás do aparentemente perfeito do American Way of Life, além da necessidade do publico por historias mais maduras. Sexo, morte e crime reinam em tramas bem amarradas que ajudaram a mudar o jeito de fazer cinema, originadas das revistas Pulp e as Hard-Boiled. Abaixo você vê os horarios e os dias dos filmes, assim como o preço das exibições e do curso. A mostra vai do dia 3 ao dia 22 de setembro.

Sexta 3

14h00: Amar foi minha ruína (Leave her to Heaven) de John M. Stahl (EUA 1946, 110’)

16h00: O condenado (Odd Man Out) de Carol Reed (EUA, 1947. 111’)

18h00: Relíquia macabra (The Maltese Falcon) de John Huston (EUA, 1941. 100’)

20h00: O homem que não estava lá (The Man Who Wasn’t there) de Joel e Ethan Coen (EUA, 2001. 116’)


Sábado 4

14h00: Assassinos (The Killers) de Robert Siodmak (EUA, 1946. 102’)

16h00: O segredo das jóias (Asphalt Jungle) de John Huston (EUA, 1950. 112’)

18h00: Fuga do passado (Out of the Past) de Jacques Tourneur (EUA, 1947. 97’)

20h00: Curva do destino (Detour) de Edgar G. Ulmer (EUA, 1945. 67’)

Domingo 5

14h00 : Pacto sinistro (Strangers on a Train) de Alfred Hitchcock (EUA, 1951. 101’)

16h00 : Chaga de fogo (Detective Story) de William Wyler (EUA, 1951. 103’)

18h00 : Pacto de sangue (Double Indemnity) de Billy Wilder (EUA, 1944. 108’)

20h00 : Laura (Laura) de Otto Preminger (EUA, 1944. 87’)


Terça 7

14h00 : Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard) de Billy Wilder (EUA, 1950.110’)

16h00 : Pânico nas ruas (Panic in the streets) de Elia Kazan (EUA, 1950. 96’)

18h00 : Amar foi minha ruína (Leave her to Heaven) de John M. Stahl (EUA, 1946, 110’)

20h00 : Achados e perdidos de José Joffily (Brasil, 2005. 92’)

Quarta 8

15h00 : Vive-se uma só vez (You Only Live Once) de Fritz Lang (EUA, 1937. 86’)


Quinta 9

14h00 : Laura (Laura) de Otto Preminger (EUA, 1944. 87’)

16h00 : Scarface, a vergonha de uma nação (Scarface) de Howard Hawks (EUA, 1932. 93’)

18h00 : Fúria (Fury) de Fritz Lang ( EUA, 1936. 92’)

20h00 : Os precursores do Noir. Primeira de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.

Sexta 10

14h00 : Fuga do passado (Out of the Past) de Jacques Tourneur (EUA. 1947. 97’)

16h00 : Vive-se uma só vez (You Only Live Once) de Fritz Lang (EUA, 1937. 86’)

18h00 : Chaga de fogo (Detective Story) de William Wyler (EUA, 1951. 103’)

20h00 : Fúria (Fury) de Fritz Lang (EUA, 1936. 92’)

Sábado 11

14h00 : Império do crime (The Big Combo) de Joseph Lewis (EUA, 1955. 84’)

16h00 : A sombra da forca (Time without a Pity) de Joseph Losey (EUA, 1957. 85’)

18h00 : Ascensor para o cadafalso (Ascenseur pour l’ échafaud) de Louis Malle (França, 1958, 88’)

20h00 : Almas perversas (Scarlet Street) de Fritz Lang (EUA, 1945. 103’)

Domingo 12

14h00 : Ascensor para o cadafalso (Ascenseur pour l’ échafaud) de Louis Malle (França, 1958, 88’)

16h00 : O homem que não estava lá (The Man Who Wasn’t there) de Joel e Ethan Coen (EUA, 2001. 116’)

18h00 : Punhos de campeão (The Set Up) de Robert Wise (EUA, 1949. 72’)

20h00 : Fuga do passado (Out of the Past) de Jacques Tourneur (EUA. 1947. 97’)


Terça 14

14h00 : Pacto de sangue (Double Indemnity) de Billy Wilder (EUA, 1944. 108’)

16h00 : O segredo das jóias (Asphalt Jungle) de John Huston (EUA, 1950. 112’)

18h00 : Relíquia macabra (The Maltese Falcon) de John Huston (EUA, 1941. 100’)

20h00 : O Filme Noir por excelência. Segunda de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.


Quarta 15

14h00 : O condenado (Odd Man Out) de Carol Reed (EUA, 1947. 111’)

16h00 : Império do crime (The Big Combo) de Joseph Lewis (EUA, 1955. 84’)

18h00 : Ascensor para o cadafalso (Ascenseur pour l’ échafaud) de Louis Malle (França, 1958. 88’)

20h00 : O invasor de Beto Brant (Brasil, 2002. 97’)


Quinta 16

14h00 : Scarface, a vergonha de uma nação (Scarface) de Howard Hawks (EUA, 1932. 93’)

16h00 : A dama de Shanghai (The Lady from Shanghai) de Orson Welles (EUA, 1947. 87’)

18h00 : O grande golpe (The Killing) de Stanley Kubrick (EUA, 1956. 85’)

20h00 : Desdobramentos do Noir.Terceira de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.


Sexta 17

14h00 : Motorista de táxi (Taxi driver) de Martin Scorsese (EUA, 1976. 113’)

16h00 : Pacto sinistro (Strangers on a Train) de Alfred Hitchcock (EUA, 1951. 101’)

18h00 : Cidade nua (Naked City) de Jules Dassin (EUA, 1948. 117’)

20h00 : A marca da maldade (Touch of Evil) de Orson Welles (EUA, 1958. 112’). Cópia com legendas em espanhol


Sábado 18

14h00 : O grande golpe (The Killing) de Stanley Kubrick (EUA, 1956. 85’)

16h00 : Pânico nas ruas (Panic in the streets) de Elia Kazan (EUA, 1950. 96’)

18h00 : Almas perversas (Scarlet Street) de Fritz Lang (EUA, 1945. 103’)

20h00 : Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard) de Billy Wilder (EUA, 1950.110’)


Domingo 19

14h00 : A sombra da forca (Time without a Pity) de Joseph Losey (EUA, 1957. 85’)

16h00 : Assassinos (The Killers) de Robert Siodmak (EUA, 1946. 102’)

18h00 : A dama de Shanghai (The Lady from Shanghai) de Orson Welles (EUA, 1947. 87’)

20h00 : O fugitivo (I’m a Fugitive from a Chain Gang) de Melvin Le Roy (EUA, 1932. 93’)


Terça 21

16h00 : Punhos de campeão (The Set Up) de Robert Wise (EUA, 1949. 72’)

17h30 : Los Angeles, cidade proibida (L.A. Confidential) de Curtis Hanson (EUA, 1997. 138’)

20h00 : A herança do Filme Noir. Quarta e última de uma série de palestras com Rafael de Luna Freire.


Quarta 22

15h00 : Curva do destino (Detour) de Edgar G. Ulmer (EUA, 1945. 67’)

16h00 : Cidade nua (Naked City) de Jules Dassin (EUA,1948. 117’)

Quinta 23

15h00 : Los Angeles, cidade proibida (L.A. Confidential) de Curtis Hanson (EUA, 1997.
138’)

18h00 : O fugitivo (I’m a Fugitive from a Chain Gang) de Melvin Le Roy (EUA, 1932. 93’)

20h00 : A marca da maldade (Touch of Evil)de Orson Welles (EUA, 1958. 112’) cópia com legendas em espanhol.


Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea  Tel.: 21 3284-7400

Preços:
Ingressos: R$ 10,00 (inteira). R$ 5,00 (meia).


SERVIÇO CURSO:
Quatro aulas sobre o Noir: série de palestras com Rafael de Luna Freire. Inscrições (quatro aulas mais um passaporte para 6 filmes da mostra): R$ 70,00 (inteira) e R$35,00 (meia). Às terças e quintas (9, 14, 16 e 21 de setembro) entre 13h e 19h. Mais informações: cinema@ims.com.br

3 comentários:

Alex Matos disse...

Sou um fã do genero e possuo dois box com filmes noir em casa, um deles só com filmes do Hunfrey Bogart, meus preferidos dele é o "Falcão Maltês (Relíquia macabra)" que mostra o clássico detetive decadente e a femea fatal em sua concepção plena! "Casablanca", que já devo ter assistido pelo menos umas dez vezes, os diálogos, a história e as tiradas são muito fodas! Quem não assistiu, procure que compensa! Meu filme preferido!! Finalmente O Prisioneiro do passado, onde a abertura é fantástica: A camera é os olhos do personagem (estilo doom, manja?) desde sua fuga da prisão até o cirurgião plástico! Ducaralho!

Também aconselho a procurar o livro O Grande Golpe de Dashiell Hammett que foi o pai do Noir! Fantástico e barato!


Se fosse em São Paulo eu iria... %&*$#%@!!!!!!!!!!!!

marcelostarman disse...

Ah os filmes Noir, que seriam dos detetives canastrões, das femme fatalitys, gangsters de quinta e frases de efeitos sem esse estilo de cinema. Gosto muito!

diogo02000 disse...

Eu curto Falcão Maltes,mas não acho a femme fattale desse filme grandes coisa,prefiro a do pacto de sangue!