Momento Uarévaa
por Monitor
por Monitor
Essa dica vai pra quem mora no Rio de Janeiro e curte filmes Noir.
Está acontecendo a partir de hoje no Instituto Moreira Salles, na Gávea, uma mostra de filmes noir onde serçao exibidos alguns classicos do gênero feito por grandes diretores como Fritz Lang, Hitchcook e Billy Wider. Paralelamente a isso acontece também um curso sobre Noir, que vai durar de 9 a 21 de setembro, às terças e quintas, sempre às 20h. As inscrições dão direito a um passaporte para assistir 6 filmes da programação da mostra.
Os filmes noir surgem numa época pós Segunda Guerra onde revelam a verdade por trás do aparentemente perfeito do American Way of Life, além da necessidade do publico por historias mais maduras. Sexo, morte e crime reinam em tramas bem amarradas que ajudaram a mudar o jeito de fazer cinema, originadas das revistas Pulp e as Hard-Boiled. Abaixo você vê os horarios e os dias dos filmes, assim como o preço das exibições e do curso. A mostra vai do dia 3 ao dia 22 de setembro.
Sexta 3
14h00: Amar foi minha ruína (Leave her to Heaven) de John M. Stahl (EUA 1946, 110’)
16h00: O condenado (Odd Man Out) de Carol Reed (EUA, 1947. 111’)
18h00: Relíquia macabra (The Maltese Falcon) de John Huston (EUA, 1941. 100’)
20h00: O homem que não estava lá (The Man Who Wasn’t there) de Joel e Ethan Coen (EUA, 2001. 116’)
Sábado 4
14h00: Assassinos (The Killers) de Robert Siodmak (EUA, 1946. 102’)
16h00: O segredo das jóias (Asphalt Jungle) de John Huston (EUA, 1950. 112’)
18h00: Fuga do passado (Out of the Past) de Jacques Tourneur (EUA, 1947. 97’)
20h00: Curva do destino (Detour) de Edgar G. Ulmer (EUA, 1945. 67’)
Domingo 5
14h00 : Pacto sinistro (Strangers on a Train) de Alfred Hitchcock (EUA, 1951. 101’)
16h00 : Chaga de fogo (Detective Story) de William Wyler (EUA, 1951. 103’)
18h00 : Pacto de sangue (Double Indemnity) de Billy Wilder (EUA, 1944. 108’)
20h00 : Laura (Laura) de Otto Preminger (EUA, 1944. 87’)
Terça 7
14h00 : Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard) de Billy Wilder (EUA, 1950.110’)
16h00 : Pânico nas ruas (Panic in the streets) de Elia Kazan (EUA, 1950. 96’)
18h00 : Amar foi minha ruína (Leave her to Heaven) de John M. Stahl (EUA, 1946, 110’)
20h00 : Achados e perdidos de José Joffily (Brasil, 2005. 92’)
Quarta 8
15h00 : Vive-se uma só vez (You Only Live Once) de Fritz Lang (EUA, 1937. 86’)
Quinta 9
14h00 : Laura (Laura) de Otto Preminger (EUA, 1944. 87’)
16h00 : Scarface, a vergonha de uma nação (Scarface) de Howard Hawks (EUA, 1932. 93’)
18h00 : Fúria (Fury) de Fritz Lang ( EUA, 1936. 92’)
20h00 : Os precursores do Noir. Primeira de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.
Sexta 10
14h00 : Fuga do passado (Out of the Past) de Jacques Tourneur (EUA. 1947. 97’)
16h00 : Vive-se uma só vez (You Only Live Once) de Fritz Lang (EUA, 1937. 86’)
18h00 : Chaga de fogo (Detective Story) de William Wyler (EUA, 1951. 103’)
20h00 : Fúria (Fury) de Fritz Lang (EUA, 1936. 92’)
Sábado 11
14h00 : Império do crime (The Big Combo) de Joseph Lewis (EUA, 1955. 84’)
16h00 : A sombra da forca (Time without a Pity) de Joseph Losey (EUA, 1957. 85’)
18h00 : Ascensor para o cadafalso (Ascenseur pour l’ échafaud) de Louis Malle (França, 1958, 88’)
20h00 : Almas perversas (Scarlet Street) de Fritz Lang (EUA, 1945. 103’)
Domingo 12
14h00 : Ascensor para o cadafalso (Ascenseur pour l’ échafaud) de Louis Malle (França, 1958, 88’)
16h00 : O homem que não estava lá (The Man Who Wasn’t there) de Joel e Ethan Coen (EUA, 2001. 116’)
18h00 : Punhos de campeão (The Set Up) de Robert Wise (EUA, 1949. 72’)
20h00 : Fuga do passado (Out of the Past) de Jacques Tourneur (EUA. 1947. 97’)
Terça 14
14h00 : Pacto de sangue (Double Indemnity) de Billy Wilder (EUA, 1944. 108’)
16h00 : O segredo das jóias (Asphalt Jungle) de John Huston (EUA, 1950. 112’)
18h00 : Relíquia macabra (The Maltese Falcon) de John Huston (EUA, 1941. 100’)
20h00 : O Filme Noir por excelência. Segunda de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.
Quarta 15
14h00 : O condenado (Odd Man Out) de Carol Reed (EUA, 1947. 111’)
16h00 : Império do crime (The Big Combo) de Joseph Lewis (EUA, 1955. 84’)
18h00 : Ascensor para o cadafalso (Ascenseur pour l’ échafaud) de Louis Malle (França, 1958. 88’)
20h00 : O invasor de Beto Brant (Brasil, 2002. 97’)
Quinta 16
14h00 : Scarface, a vergonha de uma nação (Scarface) de Howard Hawks (EUA, 1932. 93’)
16h00 : A dama de Shanghai (The Lady from Shanghai) de Orson Welles (EUA, 1947. 87’)
18h00 : O grande golpe (The Killing) de Stanley Kubrick (EUA, 1956. 85’)
20h00 : Desdobramentos do Noir.Terceira de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.
Sexta 17
14h00 : Motorista de táxi (Taxi driver) de Martin Scorsese (EUA, 1976. 113’)
16h00 : Pacto sinistro (Strangers on a Train) de Alfred Hitchcock (EUA, 1951. 101’)
18h00 : Cidade nua (Naked City) de Jules Dassin (EUA, 1948. 117’)
20h00 : A marca da maldade (Touch of Evil) de Orson Welles (EUA, 1958. 112’). Cópia com legendas em espanhol
Sábado 18
14h00 : O grande golpe (The Killing) de Stanley Kubrick (EUA, 1956. 85’)
16h00 : Pânico nas ruas (Panic in the streets) de Elia Kazan (EUA, 1950. 96’)
18h00 : Almas perversas (Scarlet Street) de Fritz Lang (EUA, 1945. 103’)
20h00 : Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard) de Billy Wilder (EUA, 1950.110’)
Domingo 19
14h00 : A sombra da forca (Time without a Pity) de Joseph Losey (EUA, 1957. 85’)
16h00 : Assassinos (The Killers) de Robert Siodmak (EUA, 1946. 102’)
18h00 : A dama de Shanghai (The Lady from Shanghai) de Orson Welles (EUA, 1947. 87’)
20h00 : O fugitivo (I’m a Fugitive from a Chain Gang) de Melvin Le Roy (EUA, 1932. 93’)
Terça 21
16h00 : Punhos de campeão (The Set Up) de Robert Wise (EUA, 1949. 72’)
17h30 : Los Angeles, cidade proibida (L.A. Confidential) de Curtis Hanson (EUA, 1997. 138’)
20h00 : A herança do Filme Noir. Quarta e última de uma série de palestras com Rafael de Luna Freire.
Quarta 22
15h00 : Curva do destino (Detour) de Edgar G. Ulmer (EUA, 1945. 67’)
16h00 : Cidade nua (Naked City) de Jules Dassin (EUA,1948. 117’)
Quinta 23
15h00 : Los Angeles, cidade proibida (L.A. Confidential) de Curtis Hanson (EUA, 1997.
138’)
18h00 : O fugitivo (I’m a Fugitive from a Chain Gang) de Melvin Le Roy (EUA, 1932. 93’)
20h00 : A marca da maldade (Touch of Evil)de Orson Welles (EUA, 1958. 112’) cópia com legendas em espanhol.
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea Tel.: 21 3284-7400
Preços:
Ingressos: R$ 10,00 (inteira). R$ 5,00 (meia).
SERVIÇO CURSO:
Quatro aulas sobre o Noir: série de palestras com Rafael de Luna Freire. Inscrições (quatro aulas mais um passaporte para 6 filmes da mostra): R$ 70,00 (inteira) e R$35,00 (meia). Às terças e quintas (9, 14, 16 e 21 de setembro) entre 13h e 19h. Mais informações: cinema@ims.com.br
3 comentários:
Sou um fã do genero e possuo dois box com filmes noir em casa, um deles só com filmes do Hunfrey Bogart, meus preferidos dele é o "Falcão Maltês (Relíquia macabra)" que mostra o clássico detetive decadente e a femea fatal em sua concepção plena! "Casablanca", que já devo ter assistido pelo menos umas dez vezes, os diálogos, a história e as tiradas são muito fodas! Quem não assistiu, procure que compensa! Meu filme preferido!! Finalmente O Prisioneiro do passado, onde a abertura é fantástica: A camera é os olhos do personagem (estilo doom, manja?) desde sua fuga da prisão até o cirurgião plástico! Ducaralho!
Também aconselho a procurar o livro O Grande Golpe de Dashiell Hammett que foi o pai do Noir! Fantástico e barato!
Se fosse em São Paulo eu iria... %&*$#%@!!!!!!!!!!!!
Ah os filmes Noir, que seriam dos detetives canastrões, das femme fatalitys, gangsters de quinta e frases de efeitos sem esse estilo de cinema. Gosto muito!
Eu curto Falcão Maltes,mas não acho a femme fattale desse filme grandes coisa,prefiro a do pacto de sangue!
Postar um comentário