Eae povo! Esse fds passado estava eu pensando no que escrever aqui, o tempo passou e como de costume...deixei pra última hora! Ai vendo vídeos no “vocêtubo” me deu um estalo de falar sobre a influência da música clássica no rock e por que não, na sua via! E o que tem de coisa boa nisso cês num fazem idéia.
Eu duvido que alguém ai tenha no ipod, mp3 ou walkman (Freud?) alguma música clássica! Não to falando de música clássica no sentido de importância no cenário do rock. To falando de ouvir William Tell, Bach, Mozart, Pachelbel's. A música clássica está presente na nossa vida e nem percebemos a sua importância...quem ai não odeia a músiquinha maldita do caminhão de gás?
Sério, é maravilhosa essa melodia do Beethoven...a grande maioria só conhece a parte que toca nos caminhões de gás. O que eu acho uma tremenda sacanagem fazer isso com a música clássica e toda sua imponência! Ouvimos clássicas no cinema o tempo todo e não nos incomodamos porque? Por que marca a sua vida meu caro...você ai lembra da trilha de Star Wars, Superman, Indiana Jones, entre outras só de eu citar o filme.
Há quem deteste e ache uma chatice sem tamanho ouvir esses arranjos melancólicos ou no caso dos filmes... poderosos. É verdade que tem coisas que são descartáveis. Mas a grande sacada da música clássica é fazer você prestar atenção num trecho, num acorde, numa melodia e ganhar a seu ouvido musical ali! Quem ouve a melodia do “dá, dánoninho dá” não se lembra de outra coisa?
Poisé, como eu já disse lá em cima a música clássica está presente na nossa vida sem notarmos a sua importância e influência. Merece ou não ser respeitada?
A publicidade já usou e usa o clássico a torto e a direito, é verdade que hoje em dia um pouco mais modernizada, mas ainda assim, a essência está ali. Falando em modernizar o estilo clássico, tem muita, mas muita gente mesmo de talento por ai que faz essas adaptações para o metal. Ficando uma versão menos rica em imponência, mas com certeza mais forte eletrificada e amplificada! Saca só o que esse grupo de Japoneses fizeram com a famosa “Cannon” de Pachelbel.
Essa aqui em baixo é a original para quem nunca ouviu...recomendo.
Mas essa coluna é sobre o Rock And Roll certo? Certo! As bandas de rock notaram o estilo muito cedo e incrementaram suas música incluindo elementos de música clássica. Exemplos não faltam, Led Zeppellin fez uma obra prima com Kashmir.
PUTAQUEOPARÉU!! Chega a ser celestial o arranjo dessa música junto com a orquestra... é de arrepiar, um verdadeiro Absurdo! Falaê. O_O
Eu podia parar a Matéria por aqui depois dessa, sério...me empolguei! Não me responsabilizo se a matéria ficar um pouco...extensa.
Outra banda que eu ouço desde quando estava no ventre da mamãe Duende é o Queen...que pra mim é uma das melhores bandas que já existiu, a diversidade musical dos caras era absurda...enfim. O Queen também mesclou o clássico, o erudito, o inesperado com o Rock. Citar Bohemian Rhapsody é chover no molhado... mas vale muito a pena colocar esse vídeo com um dos maiores Tenores que o mundo já viu cantar Luciano Pavarotti + Queen.
É ou não é pra se respeitar? Só fazendo um parênteses aqui..( O Brian May além de ser um dos caras com os solos mais incríveis e sentimentais que eu já ouvi...o cara ainda canta pouco né?) Bom, bandas que se uniram a orquestras começaram a pipocar no cenário e saíram grandes arranjos, fazendo a música ficar tão rica com esse casamento entre o pesado e o clássico que acabou virando moda. Vou colocar 3 bandas que gravaram com orquestras e ficaram incrivelmente foda!!
Scorpions gravaram com a Philarmonica de Berlim. Eu destaco “Rock You Like a Hurrican”
Poderosa a versão não?
Outra que fez a gravação com o orquestra foi o Kiss! O Legal foi a sacada de pintar toda a orquestra com as máscaras do Kiss....sensacional.
Fechando a Matéria eu não podeira deixar de lado a Banda que me fez curtir o Heavy Metal. Quando o MetallicA gravou o S&M eu tinha certeza que seria uma coisa grandiosa...e foi. Saiu tanta música com arranjo foda que ficou difícil de escolher uma só pra entrar aqui.
Pela melodia linda da Nothing else Matters seria meio arriscado enfiar uma orquestra que simplesmente fizesse os acordes da música, como era comum em outras gravações com orquestras...reparem que no S&M a orquestra é totalmente independente do MetallicA, é um arranjo próprio da música.
Quem tem o DVD na parte de opções de áudio existe a possibilidade de ouvir só a banda ou só a orquestra...já ouvi só a segunda opção e posso falar com propriedade que é um outro show gravado! Vale MUITO a pena ter isso.
Ok, me empolguei mesmo com a matéria não? Então, preciso dizer que hoje a música clássica virou um canal direto com o Rock, tanto que depois do metal invadir o espaço silencioso das melodias de violinos e pianos, o contrário também acontece! Quem ai não conhece o barulhento e ousado Apocalyptica?
Quem diria que um dia seria possível ouvir uma das músicas mais pesadas do Heavy Metal somente tocada por violinos nervosos? Casamento entre o clássico e o peso do Metal!
Só pra fechar com chave de ouro, lembrei do Vadrum tocando Willian Tell...vocês já conhecem né? Se ainda não viu esse vídeo eu recomendo por que vale a pena ver a habilidade do Italiano e a criatividade com que ele encaixou uma bateria nessa versão. =)
É isso galera, me alonguei um pouco mas o assunto é muito legal...fiquem calmos que se você começar a ouvir música clássica não vão chamar você de antiquado ou velho. Hehehe...
Leeeet´s Classic Music Rock!!
Duende Amarelo
15 comentários:
Linda matéria, Duende! Adorei os clipes!
Não consigo pensar na minha vida sem música clássica!
Quando eu era pequenininha, enquanto meu papai nerd me empurrava para o mundo das HQs, minha mamãe tentava bravamente me manter nas sapatilhas de ponta cor de rosa.
O papai nerd ganhou a batalha, mas sou infinitamente grata à mamãe por ter me apresentado ao mundo de Tchaikovsky, Chopin e Strauss.
Misturando com rock, só podia dar coisa boa!
Beijocas!
Muito legal o texto cara, é realmente interessante essa mistura e também mostrar que musica clássica nao é um bicho chato como a maioria pensa.
Texto legal hein Duende...
Mah tu se ferrou cara, eu ando com o requiem de mozart (completo) e os nocturnes do chopin direto no mp4 xD
Então tu faz parte da fatia da sociedade que tem bom gosto Aliches!
Me gusta!
Uma dica legal que eu esqueci de mencionar é "Vanessa Mae"
Cara, uma música clássica que arrepiaria até os cabelos que o Freud não tem é o "Moonlight Sonata" do próprio Beethoven e que foi usada no filme Watchmen! Muito, muito foda!
Fur Elise é o toque do meu celular... é uma maravilhosa composição (quando ouvida completa).
Main Theme do Tchaikovsky é unica música que eu ouço no despertador do cel.
Me interessei por música clássica mesmo, através do metal melódico/simfônico/progressivo.
Pachelbel's Cannon é maravilhosa!!!
---
Quando quero dormir e tô sem sono coloco música clássica, é uma beleza.
Quem sabe assim eu fico mais inteligente... hauhauahau
Post fodabagarai =]
Musica clássica é uma coisa foderosa, além de fazer eu me sentir mais inteligente. hauhauah
E pra quem quer conhecer aleatóriedades eu recomendo o grooveshark só colocar em classic e aproveitar. /o/
Boa Sr. Vinnie, o grooveshark tem coisa bagaraio mesmo!! Bem lembrado!
Caralho que post massa!!
Música clássica é bom pra... desenhar, dependendo da ocasião ou o que queira desenhar! Ou fazer planos do mal! É por isso que vilões são temidos! Eles apreciam essa arte tão bonita!!
Ah!! Esse cd do Scorpions com a Filarmônica de Berlin é uma obra prima!
aHUAhuahuahuaahuaHUAAHUaHuA
Ouço muito para estudar, como é apenas instrumental, não tem nenhum refrão pra atravessar logo aquela sentença complicadíssima de Bourdieu.
PQP..
Peachabel cannon é muito FODA.....
já está no meu HQ
Queen e Led... sem mais.... essas duas versões postadas estão entre as minha favoritas deles...
Uma das minhas obras clássicas preferidas é Die Walküre do Wagner, foda pra cacete principalmente o terceiro e mais famoso ato, o terceiro que abre com Walkürenritt.
Eita, saiu errado : PUma das minhas obras clássicas preferidas é Die Walküre do Wagner, foda pra cacete principalmente o mais famoso ato, o terceiro que abre com Walkürenritt.
Postar um comentário