Duelo na encruzilhada
VADE RETRO! Essa batalha de hoje é coisa do capeta!
- - - Post atualizado com o resultado - - -
Raulzito cantava em alto e bom som que enquanto "eu" (Freud) explico, o diabo dá uns toques e que o diabo é o pai do rock. Se você acredita nisso ou não, tanto faz, mas uma coisa é certa: uma das maiores lendas da música é a famosa história de que o "rei dos cantores de Blues do Delta", Robert Johnson, vendeu sua alma ao diabo numa encruzilhada para se tornar o maior guitarrista de todos.
Uma das raras fotos existentes de Robert Johnson |
Então hoje, estava eu numa encruzilhada sobre que músicas botar aqui, e alguma força sobrenatural (ou não) me lembrou de Robert Johnson e que um embate entre Cream e Led Zeppelin, ambos com versões fodas de músicas do lendário bluesman, daria uma batalha que até eu mesmo não saberia imediatamente em quem votar. Ouça essas duas pauladas ai e tome a sua decisão.
Cream - "Crossroads"
Considerado o primeiro supergrupo da história do rock, o incrível power trio que reuniu Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker registrou sua versão de "Cross Road Blues" na metade ao vivo do álbum duplo Wheels of fire e Clapton continuou tocando "Crossroads" ao vivo por toda a carreira, mas numa versão geralmente mais lenta que a do Cream. A frequente execução da música pelo "Deus" Clapton, junto com suas declarações de que Robert Johnson foi "o maior cantor de blues que já existiu" certamente foram muito importantes para divulgar o trabalho e a lenda do cantor do Delta do Mississipi.
Led Zeppelin - "Travelling Riverside Blues"
Lançada oficialmente apenas em 1990, no Box Set Remasters, essa versão do Led Zeppelin foi gravada nos estúdios da BBC em 1969, indo ao ar 4 dias depois no programa de rádio Top Gear, do John Peel. Embora creditada como "Travelling Riverside Blues", é considerada mais uma homenagem a Robert Johnson do que uma versão direta da música, pois Plant canta trechos de diversas outras músicas de Johnson no meio dela. O famoso trecho sobre "apertar o limão", contido no original de Robert Johnson, foi também usado pelo Led em "The Lemon Song", do disco Led Zeppelin II.
E agora, pra que lado da encruzilhada você vai? Vote na enquete abaixo, o resultado sai quinta feira aqui mesmo nesse post.
- - - RESULTADO - - -
O "Zeppelin de Chumbo" não deu a menor chance pro outro ilustre filho dos Yardbirds, o "Deus" Clapton, e conseguiu mais que o dobro dos votos do Cream, vencendo por 69,23% a 30,77%.
Então tome mais Zep na faixa bônus, e já que ele deu um FATALITY tão grande no Cream, fiquem ai com mais de meia hora ao vivo do Led, numa apresentação para a tv dinamarquesa em 1969. A imagem não tá grandes merda, mas o show tá bom demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário