Social Icons

Pages

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dead Set

"Há alguma coisa errada.
Big Brother não está nos observando."
Dead Set





Tema Macabro





É noite de paredão na casa do Big Brother, e todos os olhares estão em suas televisões ou até ao vivo, no lado de fora da casa, esperando o eliminado sair. O alvoroço e a confusão tomam conta dos estúdios da emissora, que mais uma vez tem picos enormes de audiência. A única preocupação do estúdio é com uma pequena notícia sobre algum incidente ocorrendo na cidade, mas se tudo correr bem, não será preciso interromper a transmissão e o momento mais esperado do dia.

Se você está estranhando esta sinopse inicial, achando que está lendo o site errado, fique tranqüilo. Tudo vai fazer sentido.

Voltando ao Big Brother. Mas o que parecia apenas um incidente isolado acaba sendo levado até o estúdio quando umas das funcionárias é atacada por um zumbi. Ela consegue chegar ao estúdio, mas apenas para iniciar a infestação no local. Enquanto isso, os habitantes da casa mais famosa do país não fazem idéia de que, lá fora, um apocalipse zumbi acaba de começar.



Esta é a premissa básica de Dead Set, uma minissérie britânica em 5 capítulos que foi ao ar em 2008, em 5 noites consecutivas em uma única semana. Mas ao contrário do que muita gente poderia pensar, a minissérie faz muito mais do que apenas aproveitar o hype do Big Brother para chamar atenção; a história consegue cativar os entusiastas do gênero de terror e das histórias de Zumbi com uma narrativa tensa, atual e, como todas as boas histórias de zumbi, cheias de metáforas e considerações a respeito da nossa sociedade, valores morais, ética e, claro, necessidade de sobrevivência.

O fato da minissérie ser inglesa faz uma enorme diferença. Quem assistiu Shaun of the Dead (Todo Mundo Quase Morto) deve ter percebido que o britânico tem uma tendência a falar nas entrelinhas aquilo que seria ignorado se fosse discorrido abertamente. Através da comédia, o filme brinca com uma série de questões de nossa sociedade modernas, mostrando quem são os “verdadeiros zumbis”. Dead Set, no entanto, não é nada engraçado. Apesar de alguns momentos bastante hilários, a história é muito mais tensa e apavorante que o filme de Edgar Wright e se coloca entre as melhores histórias de zumbi de todos os tempos. Uma história mais do que recomendada.

A minissérie chegou a passar por aqui no canal a cabo Multishow. Se você teve a oportunidade de assistir, você é um sortudo. Se não assistiu, torça para que tenha saído em DVD (ah, a quem eu estou enganando? Você sabe que pode encontrar na importadora virtual mais próxima).

E se você estranhou o tema macabro de hoje, não se preocupe: ele também tem um motivo para estar aí (além de ser um horror de música – tá, é legalzinha, vai)



Curiosidades:
- Davina McCall, a apresentadora do Big Brother britânico interpreta a si mesma na minissérie (e sim, ela vira zumbi! – e isso não é spoiler);
- Apesar da produção tentar reproduzir fielmente a casa do Big Brother, ela foi reconstruída para a minissérie – ou seja, não foram usados os verdadeiros estúdios do Big Brother;
- Dead Set foi ao ar pela emissora E4, mas o Big Brother é da emissora Channel 4. Ainda bem que na Inglaterra não temos as frescuras que se tem aqui no Brasil quando o assunto é concorrência;
- Os produtores preferiram em Dad Set usar os zumbis “modernos” e frenéticos como vistos em Extermínio e o remake de Madrugada dos Mortos, ao invés do clássico Zumbi lento.


Na próxima Madrugada:
Um repórter investigando uma série de assassinatos estranhos. Você já viu isso antes, mas não dessa maneira. Na próxima semana, O Aviador Noturno.

2 comentários:

Marianne Rodgers disse...

Ah, eu tive a oportunidade de ver essa minissérie quando passou no Multishow e adorei! Recomendo muuuuuuuuito ao pessoal! É dinâmica (na medida de uma minissérie) e prende a atenção da gente!
As curiosidades da coluna são a minha parte favorita!

P.S.: Eu gosto de Grace Kelly (da princesa e da música).

Rodrigo Galera disse...

Eu tive a pachorra de PERDER essa mini série no multishow. Sim, eu sou um sabugo de milho. Consegui assistir só um episódio mas do pouco que vi eu gostei muito! Alguém aí conhece uma boa "importadora" virtual? heh...