Social Icons

Pages

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Plantão do Monitor


HAPPY HAPPY HELLOWEEN!

Na semana do Dia das Bruxas estamos aqui com outro Plantão do Monitor, trazendo um compacto das noticias da semana pra você, que tá baixando Paranormal Activity a invés de esperar o filme sair no Brasil, que vergonha, tsc tsc...

DICAS DE HALLOWEEN

Nesse Halloween, se o fantasmas vierem, who do you wanna call?



E se você passar mal, relaxe, temos o serviço perfeito pra cuidar de você!



Mas se algum super-vilão vá ferrar sua noite, já sabe quem chamar:



CINEMA

Certas coisas não devem ser nem pensadas. Eu confio muito no que Sylvester Stallone faz, mas certas coisas não deveriam ser mais mexidas. O próximo Rambo, apesar do plot parecer um sci-fi porra loca (ou como costumo dizer Predator encontra Soldado Universal), ainda há esperanças de ser mudado pra algo bom, ou até mesmo esse plot porra loca seja bom mas a gente não saiba. Mas de acordo com o Teen Say, Stallas planejar fazer outro ROCKY após finalizar The Savage Hunt (Rambo V pra quem não sabe). Aí ele ta mexendo com quem não deve. A historia acabou ali, finito, the end, cabo. Apesar de ele dizer que esse provável próximo Rocky seria sobre envelhecer, não sobre boxe, ainda tenho muito, mas muito medo da merda que pode vir... Até lá, estejamos atentos...
UPDATE: Deus é pai, e a noticia de um possível Rocky 7 foi desmentida! Todos correndo ao som de Califóoorniaaaaaaa....

Finalmente, saiu o visual do novo Esquadrão Classe A! A cara de canastrão do Liam Nesson é tudo!


Bastardos Inglórios (ou Sacanas sem Lei,lá nas terras portuguesas) chegou aos cinemas em agosto (e aqui só em outubro :@) e Quentin Tarantino já está sendo homenageado por seu trabalho no filme. No Festival de Cinema de Santa Barbara ele foi reconhecido pela sua contribuição para a o mundo do cinema (SUCK HATERS!!!).
O diretor ganhou o prêmio Kirk Douglas, atribuído pela excelência do realizador na indústria cinematográfica. A homenagem foi entregue pelo próprio ator que dá nome ao prêmio.
"É uma grande honra ser homenageado no Festival de Cinema de Santa Barbara. Também fico muito honrado por ganhar o prêmio de Kirk Douglas", disse Tarantino ao site Coming Soon.

Depois da babação de ovo, vieram as perguntas sobre qual seria seu próximo projeto: "Agora vou voltar para minha mesa e descobrir qual é a próxima história que quero contar. Por enquanto, só sei que quero escrever". E obvio, as perguntas sobre Kill Bill 3 (ou 2, se você levar em consideração que no fim das contas o Volume 1 e 2 são um filme só) foram feitas:"Este provavelmente será o filme que vou realizar depois de lançar meu próximo longa". Prêmio merecido, tanto ao diretor quanto ao filme, que ainda me deixa a impressão de ser o melhor da carreira dele....

É real, amigos! MAD MAX 4: FURY ROAD começou a produção, e ninguém mais, ninguém menos que George Miller em pessoa mostra um dos carros que aparecem no filme! E ainda por cima a coisa de loco da Charlize Theron e Tom Hardy estão confirmados para entrar no filme e Sam “Terminator Prison Break” Worthington pode também estar no elenco do filme! Preparem seus motores, pois dois entram, e um só sai!



Mais uma invasão indireta da DC Comics nos cinemas! Doc Savage, o homem de bronze, vai ganhar um filme dirigido por Shane Black (Maquina Mortífera, Beijos e Tiros) e produzido por Neil Moritz e Ori Marmur, que tambem produzem “The Green Hornet”, “Battle: Los Angeles” e “Jack the Giant Killer”. Bem promissor... Lembrando que “O Homem de Bronze” já teve um filme pela década de 70 feito pela Warner Bros.



É estranho, uma foto que revela o look de um personagem num potencial blockbuster ser simplesmente negado a existência. Mas já roda a meses como Michael Fassbender está no filme do Jonah Hex. Veja abaixo, junto com outro personagem do filme, o Padre. (Sim,você pode considerar isso, aqui no Brasil, um furo de reportagem RÁ!)



A industria de brinquedos, como sempre, fudendo com filmes! Mais informações sobre a Mark VI aparecem na net, graças ao verso da embalagem do brinquedo. Na descrição presente, diz que a nova roupa é feita de material super-resistente e diferente do material usado em outras armaduras e que a nova peça no peito é feita de um novo reator Ark mais potente. Agora vamos as especulações: nos fóruns dizem que a Mark VI vai ser do mesmo material do escudo do Capitão America (fazendo sentido ele estar em cima da mesa de Stark no primeiro filme) e que a forma triangular no peito dele é por causa do novo reator que Tony construiu em sua própria casa (se lembra do vídeo divulgado a algumas semanas atrás?). E falando de Marvel, ótimo site Screenrant fez uma matéria falando sobre o futuro dos filmes dos X-MEN. Veja aqui a parte 1 e a parte 2.


De acordo com as fontes do MarketSaw, os vilões de Homem Aranha 4 serão... só um. No caso só o Lagarto (Dylan Baker faz seu alter ego, Doutor Connors, do qual já confirmou presença ) seria o vilão, voltando ao roots do primeiro filme e realmente de não emperiquitar tudo e acabar fudendo com a história. Curto o Lagarto, mas será que ele aguenta sozinho segurar o filme? Adoraria ver ele com o Kraven, seria realmente demais! Sem que tem chances reais disso, já que a fonte também falou que eles podem mudar de idéia e colocar mais um vilão no meio até a última versão do roteiro ser entregue antes de gravar. Até lá, mais rumores e suspeitas até que Peter Parker e Sam Raimi tomem vergonha na cara depois do Emo Aranha dançarino e o Simbionte da Tazmânia...


Mas isso não é tudo caros amigos, a Variety confirmou esta madrugada que ninguém menos que o Sr Lecter, Sir Anthony Hopkins irá ser, nada mais, nada menos, que o senhor de Asgard, oficialmente falando, no filme do Thor! Sendo que, pelas noticias que rondavam a net, Brian Blessed faria o papel, mas pelo jeito a coisa parece ser oficial pro lado do Anthony dessa vez! Imagina ele chegando e falando “Hello Sid! *sugababa* You are delicius!”


YES! Se você não sabe, o clássico cult o Gigante de Ferro está fazendo 10 anos! E depois de ser tratado que nem merda pela Warner Bros em seu lançamento, apesar dos vários elogios entre público e critica especializada, agora em homenagem ao seu aniversário o filme será relançado nos cinemas americanos! Palavra do próprio diretor Brad BIRD. Fico feliz pra caramba que esse pequeno clássico tenha sobrevivido a invasão do 3D... Se você não viu em vídeo/DVD ou nas inúmeras reprises do SBTeta, para de ler AGORA e corra atrás de assistir!


Vazou na internet a descrição dos personagens do novo Conan, que será dirigido por Macus Nispel. Você consegue contar quantos clichês estão presentes nas descrições? Vamos lá!

Conan
- ele é um assassino selvagem que foi criado pelo refinamento que seu pai tentou ensinar quando era jovem. Conan é muito inteligente, tem força quase sobre-humana e pode ser muito persuasivo. Desde seu nascimento, sua vida foi talhada com violência. Sendo o último de sua tribo e sendo obrigado a assistir a morte cruel de seu pai, está determinado a vingar o massacre de seu povo, matando todos os responsáveis pelos ataques aos cimérios, incluindo o todo-poderoso Khalar Singh. Ele está preparado para morrer caso seja necessário para cumprir seu objetivo. O que Conan não esperava era encontrar uma razão para viver…

Tamara
- uma iniciada em um monastério feminino. Mestre em artes marciais, foi treinada para ser uma serva, guarda-costas e melhor amiga da rainha. Ela se esconde com diversas guarda-costas e a própria rainha por grande parte de suas vidas devido à maldição de Acheron, dará poder quase imortal ao rei caso a rainha seja sacrificada. Quando Khalar Singh, um poderoso líder militar que aspira ao trono de Acheron, invade o monastério e captura a rainha Ilira, Tamara inicia sua jornada para resgatá-la. Ela acaba se juntando a Conan devido a sua necessidade mútua de encontrar Khalar Singh. Ela não se intimida com o tamanho ou destrato de Conan e sua aliança eventualmente transforma-se em algo que surpreende ambos…

Khalar Singh - impositivo em seu tamanho e maneira, líder militar e formidável guerreiro, brilhante e cruel. Está imerso eu sua busca pela rainha de Acheron e criou um império para concretizar seu objetivo. Sua meta é encontrar a rainha, cujo sangue trará vida aos servos demoníacos de Acheron e o tornará rei deste poder maligno. Com este poder, Khalar protegerá seu legado contra o grande mago Thoth-Amon, para que assim seu filho, Fariq, possa reinar após sua morte. Quando viajou a uma vila ciméria para recrutar seu velho amigo Corin, seu grupo de mercenários massacrou todos quando Corin recusou-se; o único sobrevivente foi o jovem Conan. Quando a busca de Khalar finalmente chega ao fim com a posição da rainha revelada em um monastério, o guerreiro descobre que Conan amadureceu e está sedento por vingança…

Ufaka - líder da tribo Kushita, das savannas de Kush, Ufaka é o segundo em comando de Khalar Singh, que tem inveja de Fariq, filho de Khalar. Ele é leal ao seu líder, mas planeja destronar seu herdeiro. É considerado um guerreiro imbatível - até se deparar com Conan.

Hum...não me empolguei muito. Escorpião Rei feelings...


Depois de muito tempo, o trailer do filme que adapta a HQ O Dobro do Cinco ganha seu teaser trailer matador! No papel de Diomedes estará Cacá Carvalho (o "Jamanta", provando que não está morto) e Lourenço Mutarelli (fazendo pela segunda vez um personagem que ele criou) encarna Hermes, o cliente. A produção fica por conta da produtora Ipanema e do grupo INK. A direção é de Dennisson Ramalho e o filme só não sai de vez por causa de verba, porque aqui no Brasil, se não for filme que tenha violência, sertão nordestino, putaria, globais no elenco e comunidades carentes, não necessariamente nessa ordem, o filme não vê a luz do dia MESMO....

O Dobro de Cinco /The Double of Five teaser excerpt from Birdo Studio on Vimeo.



MOMENTO DO SOBRENATURAL

A MORTE MAIS LENTA COM A ARMA MAIS INEFICIENTE, o filme de terror mais foda (e engraçado) desse século, está de volta online a internet, e o DVD sairá em breve, com a versão estendida do épico!



Depois daquela porcaria que foi The Tribe,ainda resta uma esperança em relação aos Garotos Perdidos, com a volta dos irmãos Frog em Lost Boys 3: The Bite. As gravações começam em janeiro na África do Sul (mostrando uma real diferença em relação a história, pelo menos pra mim) e Corey Feldman, que produz o terceiro filme, disse que vai ter mais ação, mais efeitos, blá blá blá. O filme será dirigido por Dario Pina (Several Death of Ian Stone). A historia contará a busca dos Irmãos Frog a busca de um filho de uma escritora de uma serie de vampiros (se eles forem afrescalhados, não será mera coincidência) que foi sequestrados pelos sangue-sugas. Mas em relação ao Corey Feldman, vocês devem ficar de olho é em SPLATTER, webserie dirigida por ninguém menos que Joe Dante e escrita pelo mestre Roger Corman, do qual Feldman faz o papel principal de um rock star que se mata e propõe um jogo aos seus maiores chegados a achar seu testamento em sua mansão. O problema é que Splatter volta como um zumbi para trazer dor e violência na vida após morte! A estréia foi ontem (29/10), então corre lá e acompanha os episódios! Você pode votar quem vai pro saco durante as semanas, então vá e participe da experiência!


BESTEIROL E AFINS

Há um distúrbio na força, onde só Darth Vader pode consertar...



Você era triste e não sabia:



EXCLUSIVO: Veja o final de Lua Nova!
Clique AQUI para ver!


Scooby Doo versão Romero, via Zom-Bot

Perceba que o pessoal adora deixar a Velma gostosa, que nem a do filme. Particularmente curto a idéia XD


Depois de Franklin Richards, veja agora a caçada pela diversão com Kraven e Haroldo!

Pra ver mais tirinhas desse tipo, clique aqui.


Para nunca mais esquecer...



Como Transformers: Reavenge of the Fallen devia ter terminado:


A maior lição de toda a sua vida é: Use filtro solar. Veja o vídeo e entenda.





MOMENTO GAMES!

Veja aqui o trailer do anime Princess Robot Bubblegum, que será exibido dentro do jogo GTA The Ballad of Gay Tony, expansão de Liberty City! De Transformers (do Michael Bay), mulheres semi-nuas, e os clássicos tentáculos, tudo está lá!


E Assasin’s Creed 2 terá um curta metragem muito do bem feito pra divulgar o jogo. Você pode ver os impressionantes 14 minutos da primeira parte abaixo. É uma boa iniciativa os estúdios fizerem os filmes de seus jogos, melhor que vender pra Hollywood e ver eles fazerem cagada.



Sabe o novo jogo do Mickey para Wii, Epic Mickey? Então de acordo com o designer do jogo, Warren Spector, a Disney tem planos bem mais grandiosos do que um jogo punk-futurista do camundongo. Quadrinhos e animações (TV, cinema ou DVD/Blue Ray?) estão da lista da Dona da Marvel para a mais nova empreitada dos games da empresa.Se você não sabe a história, Yen Sid, o feiticeiro de Fantasia (1940), cria um mundo cartunesco para os personagens esquecidos do universo Disney. O primeiro habitante desse lugar é o Coelho Oswald, primeiro personagem de Walt Disney a ser criado, do qual perdeu os direitos por causa da cláusula de um contrato feito, mas que o Todo Poderoso Jonh Lasseter conseguiu trazer de volta a velha casa (das Idéias). Conforme os anos passam, ele se torna ressentido com o sucesso de Mickey. Quando o camundongo inadvertidamente destrói o mundo do coelho, ele é levado para lá. Sentindo-se responsável, Mickey precisa consertar o estrago que fez enquanto busca uma maneira de voltar para casa. Pô, tai um jogo que eu acho que deve ser interessante, mas me explica se isso exatamente é pra um publico infantil?


QUADRINHOS

Bicho, eu sou um daqueles caras que está achando que o Sherlock Holmes do Robert Dowey Jr vai ser uma tremenda duma bosta, francamente. Sou fã SIM das firulas Vitorianas do personagem se é pra fazer algo massa-véio com o detetive, por que não adaptaram a historia da Wildstorm? Victorian Undead mostra o que aconteceria se um meteoro caísse me Londres na época do auge de Holmes, e que esse aerólito transformasse as pessoas em zumbis, sendo que de certo modo, o morto-vivo Professor Moriarty está intimamente envolvido com os acontecimentos! Ou seja, além dele e do Sr Watson fugirem de serem servidos no jantar, eles ainda terão que achar de alguma maneira uma cura para a epidemia! A revista é escrita por um PhD em Sherlock Holmes, Ian Edginton, que até adapta as historias dele em quadrinhos na Inglaterra, alem de ter escrito Stormwatch: Post Human Division e arte feita pelo italiano Davide Fabbri ("Star Wars: Empire"). As capas abaixo são feitas por Tony Moore e Simon Coleb.



George Perez faz arte pro Authority e pro Wildcats (que realmente melhorou depois que saiu da Image, sério!)



Depois de A Torre Negra pela Marvel, Stephen King volta pros quadrinhos com um personagem e historias inéditos. No caso é American Vampire, que vai sair pela Vertigo mensalmente, divido em duas historias, a primeira sendo escrita por Scott Snyder (criador dos personagens) e a segunda escrito pelo próprio King (que desenvolveu a trama). A história conta sobre um assaltante do velho oeste americano em 1880, Skinner Sweet, que se torna um vampiro (contada pelo King), que deve pegar metade das primeiras 5 edições, e a outra parte conta sobre a história de Pearl Jones, que vira vampiro na Hollywood do cinema mudo em 1920 (contada por Snyder) e terá um relacionamento Hannibal/Clarice com a atriz Pearl. Ambas as partes serão desenhadas pelo brasileiro Rafael Albuquerque, onde poderes e fraquezas inéditos para um vampiro serão apresentadas. Essa seria uma boa a Panini publicar no futuro... O roots da Vertigo são as historias de terror, e trazer um dos grandes escritores do gênero é uma ótima sacada! Perceba que Skinner Sweet é a cara do Woody Harrelson!


Na noite de natal, o homem mais rico de Nova York é assustado pelos Fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro. Quem ele irá chamar para ajudá-lo?A história clássica do desenho dos Caça-Fantasmas é recontada pela editora IDW (a mesma dos Transformers e outros) no especial de 4 partes Ghostbusters: Past, Present & Future, escrita por Rob Williams (Cla$$war) e desenhada por Diego Jourdan! Veja um preview abaixo!



Prestem atenção ao escritor Jimmy Palmiotti, ele sabe das coisas. Veja o que ele disponibilizou, deixando muitos nerds bebuns (que nem eu) felizes… Arte por Amanda Cooler:



Agora falando um pouco mais sério,lá fora nos States,no dia 25/10,aconteceu o quarto Wonder Woman Day, que alem de reunir fãs e artista que fizeram parta da história da Princesa Amazona da DC, também é um evento beneficente contra o abuso doméstico e pelo direito das mulheres.No caso, vários artistas fazem artes para vender que ajudará em projetos para proteção as mulheres.Coisas como essa mostram a força da personagem na sociedade, e que a Warner está perdendo tempo e grana não fazendo um filme dela... Clique na foto ao lado pra ampliar e veja mais sobre o projeto aqui .


Estou finalizando por aqui, galera, acompanhe o Uarévaa durante a semana e outras cozitas mais no meu blog! Pra acabar, um clássico que só os anos 80 podem trazer! Abraço!

Chucrutz Games




Rocktuber chegou, e com ele, BRUTAL LEGEND!


Um personagem é levado a um mundo paralelo onde precisa vencer o mal contando com seu espírito heróico e com ajuda de amigos que você encontra pelo jogo.
Ok, esse não é o plot mais criativo de um jogo já algum tempo, mas já muda a visão quando dizemos que a mente criativa por trás deste jogo é o divertido e insano Jack Black! Muda um pouco mais quando dizemos que esse mundo paralelo é um mundo totalmente heavy metal onde montanhas são feitas de amplificadores e aranhas metálicas atiram cordas de guitarra. Talvez o jogo mude ainda mais um pouco quando dizemos que o set list do game inclui 75 bandas diferentes o que somam mais de CEM músicas no total e que ainda contém nomes conhecidos do cenário do metal como Lemmy Kilmister (vocalista da banda Mötörhead), Rob Halford (vocalista da banda Judas Priest) e Ozzy Osbourne que emprestam suas vozes e feições para alguns dos personagens.

E aí? Ficou curioso pra conhecer mais sobre o game? Então bora pro review.

Eddie Riggs (Jack Black) é um roadie frustrado que lamenta ver o rumo que o Heavy Metal tomou nos dias de hoje, principalmente na banda na qual ele é ajudante (uma banda formada pelos tão conhecidos posers). Após um acidente envolvendo o guitarrista o cenário desaba ferindo fatalmente a Eddie. O sangue dele respinga na fivela de seu cinto que acaba se transformando numa besta gigante e metálica, que após dizimar os posers transporta o roadie para um universo paralelo de puro Heavy Metal. Lá ele se vê em meio a um grupo de caras trajando mantos vermelhos que pretendiam sacrificá-lo, mas antes disso acontecer ele parte para o confronto utilizando as armas que lhe serão úteis durante o jogo todo que é um machado e uma guitarra...sim, uma guitarra! Não quer dizer que você vai sair dando guitarrada na cabeça dos outros (pra isso serve o machado), mas a guitarra serve para fazer alguns solos que podem, entre outras coisas, eletrocutar ou queimar seus inimigos a distância e ainda invocar o seu carango turbinado e cheio de armas.

Durante o jogo você pode contar com a ajuda de alguns amigos, como o guerreiro Lars e sua irmã que são líderes da força de resistência contra o vilão Doviculus, além de Ophelia (imagem) que você conhece logo no início do jogo, podendo contar também com outros apoios como o grupo de Headbangers bobalhões que destroem tudo com suas testas (!!!!!) no melhor estilo bate-cabeça, as groopies (claro!), uma gangue de motoqueiros liderados por uma cara que é a fuça do Lemmy Kilmister, entre outros.

Mas, se somos transportados para um mundo heavy metal, onde o personagem é um roadie e trombamos com lendas do metal pela rua, onde estão os inimigos? Boa pergunta, mas fácil de ser respondida. Os inimigos estão lá e não são poucos, já que você enfrenta durante o jogo alguns tipos como os purpurinados do Glam (onde o líder, que voa com seu cabelo (!!!!) é os córneos do vocalista do Poison), os góticos underground que pretendem fazer um mundo de escuridão, entre outros estereótipos, além das forças do vilão principal, Doviculos.
Além da missão principal você ainda tem algumas missões secundárias que servem para acumular pontos que podem ser trocados por novos solos de guitarra, poderes diferentes para o seu machado e equipamentos para seu carro.

Resumindo, Brutal Legend como um jogo de ação é mais do mesmo e pode não atrair tanto para quem não é fã do metal, mas para quem curte é diversão garantida.

Seus amigos mongolóides - os headbangers -.



Vida de metaleiro não é fácil.




Como diria o Duende: "Let's Rock!"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Para o Alto e Avante - Parte 2

No post anterior:
Surge Superman, o protetor dos inocentes! No momento em que a América e o mundo mais precisam, Superman, um herói vindo das estrelas e que se esconde sob a identidade do tímido repórter Clark Kent surge para combater as forças do mal!

"Enquanto isso, na banda desenhada...” é uma seção que traçar um paralelo entre o universo real e o mundo dos quadrinhos, analisando como as duas realidades afetam uma à outra, trazendo informação e estimulando a reflexão acerca dessa 9ª arte.




O Vilão que derrotou todos os heróis (Anos 50-70)

Na época da guerra fria e do combate ao comunismo, superman havia mudado bastante: Já não impunha mais sua vontade sobre a humanidade, enfrentava supervilões e agora podia voar. Era muito mais poderoso que sua versão da década passada, mas agora tinha uma fraqueza, a Kriptonita. Esse Superman já não matava, para que as histórias pudessem também ser lidas pelas crianças. Esse foi um período muito importante para a consolidação do personagem e sua mitologia. Os autores passaram a explorar mais e mais a herança kryptoniana do herói, forjando um vasta e complexo pano de fundo. Foi ainda nos anos 50 que a DC percebe o grande potencial comercial do Homem de Aço e passa a desenvolver novas revistas e personagens ligados ao herói (ou à sua versão adolescente), como a Legião dos Super-Heróis, Supergirl e Superwoman (que, ao contrário do que muitos pensariam, não é a versão adulta da Supergirl). Lois Lane e Jimmy Olsen passam a ter revistas próprias, com outras participações ligadas ao herói (Como Ben Turpin e os Novos Deuses) e aumentando ainda mais a lista de personagens derivados, direta ou indiretamente, do Superman. Também aumentam os sobreviventes da destruição de Krypton: Além de Kara Zor-El (Supergirl), ainda tínhamos a cidade engarrafada de Kandor, Krypto, o supercão e os criminosos da Zona Fantasma. Superman havia adquirido uma vasta e diferenciada “família”, e passou a aparecer em diversas revistas próprias, em participações especiais, além de dividir uma revista com Batman. Tudo parecia ir muito bem para o homem de aço, mas logo surgiria uma ameaça que nem o maior herói de todos podia superar: A censura do Governo dos Estados Unidos.

Os quadrinhos sofreram um grande revés na década de 50 quando o psicólogo Fredric Wertham, com seu livro “a Sedução do Inocente”, acabou conseguindo colocar o governo contra as histórias em quadrinhos. Numa história que parecia um roteiro típico de histórias de super-herói, o psicólogo levou o governo e os pais a acreditarem que os quadrinhos eram nocivos às crianças e levavam à delinqüência juvenil, o que forçou o governo a instituir o “Comics Code Authority”, que obrigava os quadrinhos a passarem por um uma série de rigorosas regras que limitavam consideravelmente os roteiristas. Foi algo semelhante ao que ocorreu à classe artística brasileira na época da ditadura, ou seja, nada que fosse “subversivo” (que parecesse pornográfico, que fosse violento, que insinuasse homossexualismo, entre outras coisas), ou seja; tudo o que os adultos gostavam de ler na época. E isso limitava os roteiristas porque eles viam sexo em qualquer coisa! Qualquer montanha era um símbolo fálico e qualquer dobra na roupa de uma personagem representava um órgão sexual feminino! Não foi fácil escrever ou desenhar quadrinhos nessa época.

O Comics Code sepultou diversas revistas em quadrinhos voltadas para o público adulto e redirecionou o mercado. A indústria dos quadrinhos foi caindo no ostracismo e ficando cada vez mais sem graça. Foi o fim dos quadrinhos como conhecíamos.

Apenas alguns comics continuaram sendo publicados adaptando-se e mudando o teor de suas histórias, que se tornaram assumidamente infantis. Superman sobreviveu à essa época, mas não sem devidas seqüelas; como todos os heróis da época, passou a encarar aventuras malucas e enfrentar vilões cada vez mais bizarros em histórias sem sentido. E nem vou falar sobre o que o Batman teve que passar... Se houve uma época em que o mal triunfou sobre os heróis, foi durante os anos 50 e, ironicamente, o maior Inimigo do Superman e de todos os outros heróis foi o justamente mundo real.

A DC Comics (detentora dos personagens mais populares e dos poucos que sobreviveram nesse período – Superman, Batman e Mulher-Maravilha) só começou a reagir na década seguinte, quando a trouxe de volta personagens antigos em versões repaginadas mais ligadas a Ficção Científica e dentro das regras do Comics Code, como Flash (Barry Allen), Lanterna Verde (Hal Jordan) e Gavião Negro (Katar Hol). Essa volta por cima deu origem à chamada Era de Prata dos Quadrinhos. Isso também trouxe o surgimento da Liga da Justiça como a nova super-equipe principal da DC, com Superman como membro regular. Mas isso causava um pequeno problema de continuidade: O Superman da Liga da Justiça era mais novo que aquele que Fundou a Sociedade da Justiça, além de ter atitudes diferentes. Como é que pode uma coisa dessa, porra? O que dizer dessa situação?

Para explicar essas diferenças significativas entre os heróis, foi decidido que o Superman que surgiu em 1938 e membro da Sociedade da Justiça era uma versão de outra Terra (a Terra-2 – cuja Gênese está ligada à história do Flash) e portanto mais velho, enquanto que a versão da “nossa” Terra e fundador da Liga da Justiça era o Superman da era de Prata (a versão repaginada nos anos 50). É engraçado analisar aqui que a mudança fez com que alterações no personagem o tornasse tão destoante de sua versão original que eles não eram mais compatíveis, dando origem à dois Supermen. Complicado? Você ainda não viu nada. Espere só até as matérias futuras...

Epílogo: Curiosidades
- Em DC: A Nova Fronteira (Mini-Série escrita por Darwin Cooke em 2006 e adaptada para um Longa-Metragem em Animação), o autor explora, de forma metalingüística e de maneira magistral as dificuldades pelas quais os super-heróis passaram nos anos 50 devido à pressões do governo. Na história, os heróis foram obrigados a se aposentar, se não teriam de revelar suas identidades. Quem não revelasse, era considerado inimigo do governo. A história também é um marco por mostrar, sem retcons e apenas tomando como base a cronologia “real” do Universo DC, o início da era de prata e o surgimento da Liga da Justiça. Tudo dentro da continuidade que muitos autores detestam.
- O Comics Code Authority ainda existe, mas não exerce mais nenhum poder sobre os comics e se tornou uma instituição falida. Mas ainda está por aí...
- Vocês podem não saber, mas, por definição, o Superman atual não é o Superman original. Mas também não é o Superman da era de prata. Esse Superman é uma versão do Superman da Era de Prata “atualizado” (várias e varias vezes, pra falar a verdade), nunca lutou na segunda guerra, nunca fez parte da Sociedade da Justiça e muito menos porrava bandidos dizendo “papai ta bravo!” (se não entendeu, leia a parte 1 dessa matéria). O Superman “original”, o da Terra-2, “desapareceu” em Crise Nas Infinitas Terras nos anos 80 e só voltou a reaparecer recentemente na saga Crise Infinita, onde pereceu.
- Jimmy Olsen Superman’s Pal (calma! “pal” em inglês significa “amigo”, ‘camarada”, e não o que você está pensando), revista protagonizada pelo melhor amigo do Homem de Aço, era escrita pelo mestre dos quadrinhos (e principal colaborador da Marvel Comics, rival da DC) Jack Kibry, e só foi criada para o autor ter o que escrever. Na época, a DC contratou o roteirista apenas para tira-lo da Marvel. Como não tinha onde coloca-lo, tiveram a idéia de uma revista protagonizada pelo amigo do Superman. O que, no fim das contas, se provou uma ótima idéia, porque é parcialmente responsável por uma das maiores contribuições do Superman para o Universo DC: Os Novos Deuses.
- Existiram ao longo da história diversas pessoas que se chamaram “Superwoman”. Na Era de Prata, chegaram a existir 3 personagens com esse nome: Kristin Wells, uma descendente de Jimmy Olsen vinda do Futuro (que não tinha os mesmos poderes do Superman, apenas os reproduzia através de tecnologia do futuro), a Superwoman da Terra 3 (uma versão da Mulher Maravilha de outra realidade onde os heróis eram os vilões) e Lois Lane, que em mais de uma ocasião adquiriu poderes de formas diversas e assumiu temporariamente esse nome.
- Recentemente, uma nova Superwoman surgiu nas histórias da Supergirl.
- Em Portugal, a Mulher-Maravilha tem o nome de Supermulher.


A Seguir: O Homem de Aço em Julgamento! Será Superman na verdade, um vilão da Humanidade? Deve haver um Superman? Depois da próxima semana, a vida do nosso herói nunca mais será a mesma...

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Imortal Punho de Ferro: As 7 Cidades Celestiais

Uaréview, por Freud

Finalmente (na verdade já há algum tempo, mês passado eu acho, mas tá nas bancas ainda) saiu aqui a continuação das estórias do Punho de Ferro publicadas no meio do ano passado, na revista Marvel Apresenta 35.Em Marvel Apresenta 35, muito bem indicada aqui pela Pin, os escritores Ed Brubaker e Matt Fraction introduziram o conceito do “manto” dos Punhos de Ferro e apresentaram Orson Randall, o antecessor do “tradicional” Daniel Rand como Punho de Ferro. Além disso, vários outros Punhos de Ferro antigos eram mostrados, em flashbacks curtos mas muito legais.

Essa edição começa com uma estória completa dedicada a Wu Ao-Shi, a “última mulher a ostentar o título de Punho de Ferro”, que já tinha aparecido num desses flashbacks. É uma estória fechada e até legal, mas que eu não curti tanto quanto a pequena sequência dela na edição passada. Acho que, o forte daqueles flashbacks era justamente mostrar uma visão dessas versões antigas do Punho, cada uma com um desenhista diferente, que ajudavam a estabelecer o mito. Por serem rápidos, eles mantinham um mistério, um passado em aberto pra eles, e uma versão maior, completa, da vida dessa personagem, acabou quebrando esse mistério. Além disso a estória alterna desenhistas sem uma lógica aparente, diferente do que acontecia antes. Pra mim, apesar de não comprometer, essa estória foi o ponto fraco da edição.

Daniel Rand dando uma de Dr. Estranho


Então chega o que eu esperava, um novo arco (As 7 Cidades Celestiais) continuando a saga de Daniel Rand. Nesse arco o Punho deve enfrentar os campeôes de outras cidades celestiais num grande torneio. Estão de volta os ótimos desenhos de David Aja (virei fã desse cara) e suas empolgantes sequências de luta. E os flashbacks desenhados por outros artistas, tambem continuam, só que agora “costurando” a estória do pai de Daniel, Wendell Rand.

Player Select?


Se na edição passada era um barato conhecer cada antigo Punho de Ferro apresentado nos flashbacks, nessa somos apresentados aos poucos aos campeões das outras cidades e suas habilidades únicas. E como se não bastasse ter que defender o manto do Punho de Ferro no torneio, Daniel tem ainda que desvendar os segredos de Orson Randall (numa estória que tambem destoa um pouco da saga principal, mas é relevante para a trama e se utiliza de vários desenhistas de forma mais coesa que a primeira) e lidar com uma grave ameaça da Hidra às Cidades Celestiais (contando com a pequena ajuda de velhos amigos).

E. Honda ganhou novos especiais


A trama é muito bem amarrada e cheia de mistérios do passado, pecas que vão se encaixando aos poucos e aparentemente nada é gratuito, talvez nem mesmo a tal primeira estória com a Wu Ao-Shi, mas isso só as próximas edições vão poder dizer. E se tem um defeito grave nessa edição, é a estória não ser fechada como na anterior, que tinha um arco completo.

Sim, infelizmente teremos que aguardar outra revista pra ver onde isso tudo vai dar, mas pelo menos dessa vez a espera não deve ser tão longa, pois já está prometida para a Marvel Apresenta 45.

Marvel Apresenta 43
Edição especial, formato americano
164 páginas, papel Pisa-brite
R$17,90, distribuição nacional
Contendo as estórias publicadas lá fora em The Immortal Iron Fist 7-11 e The Immortal Iron Fist Annual 1.