"O jazigo do terror está prestes a abrir"



Tudo começou quando a All-American Publications (responsável pela criação de personagens conhecidos como o Flash original, o Lanterna Verde, Gavião Negro, Mulher Maravilha, entre outros) se fundiu com outras duas editoras para formar a DC Comics em 1944. Max Gaynes, que fora editor da All-American Publications, após esta fusão continuou com os direitos da HQ Picture Stories from the Bible, e então iniciou uma nova empresa com o objetivo de vender quadrinhos sobre ciência, história e a bíblia para escolas e igrejas. Nascia assim a Educational Comics (Quadrinhos Educacionais, em inglês).

Com a ajuda dos editores Al Feldstein and Harvey Kurtzman, a editora se beneficiou com os artistas que eram designados por eles para as histórias (tendo nomes como Frank Frazetta e Wally Wood), escritas geralmente pela dupla de editoras, sendo mais adiante auxiliados por outros roteiristas, entre eles, Otto Binder (que é bastante conhecido pelo seu trabalho na Fawcett Comics com o Capitão Marvel, mas que escreveu outros personagens conhecidos em seus primórdios, como Tocha Humana original, Namor e Capitão América, além de ter trabalhado também nos títulos do Superman para a DC). E assim, a Educational Comics deixou o "Educational" do nome, que foi substituído por "Entertainment", nascendo assim a EC Comics como a conhecemos.

Curiosidades:
- Max Gaines foi um dos pioneiros do format comic book, tendo feito parte da gênese dos quadrinhos americanos com Famous Fannies: A Carnival of Comics, que é considerada pelos historiadores como a primeira HQ americana;
Harvey Kurtzman, um dos editores da EC é mais conhecido por ter sido o criador da revista MAD (que existe até hoje).
Na próxima Madrugada:
Continuamos a conhecer um pouco mais da EC Comics e seus títulos mais famosos em A história da EC Comics – Auge.
Um comentário:
Pow, nunca tinha ouvido falar desa Editora.
Interessante a história dela.
Postar um comentário